Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município aposta no intercâmbio de alunos

Assinatura protocolo agrupamento cenon cm 1 1024 2500
16 Março 2016

O Município de Arcos de Valdevez, em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas de Valdevez e o Município de CENON, irá proporcionar mais um intercâmbio de jovens, desta vez com alunos enquadrados na Secção Europeia de Língua Francesa.

 

O Protocolo de parceria foi assinado sexta-feira, dia 11 de Março, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, o Presidente da Câmara Municipal de Cenon, Alain David, e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Carlos Costa. Nele constam os compromissos assumidos pelas partes para que os cerca de 45 alunos da Secção Europeia de Língua Francesa se desloquem àquela cidade da área de Bordéus.

 

Conforme assumiram os representantes das três entidades envolvidas, este é um esforço conjunto que tem como principal objetivo estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus, bem como a promoção da diversidade social e cultural e a abertura à Europa.

 

João Manuel Esteves e Alain David enalteceram o trabalho de colaboração e empenho desenvolvido, neste âmbito, por Fernanda Alves, arcuense e Vereadora do Município de Cenon.

 

Durante a visita, os alunos irão ter a oportunidade de contactar com jovens da mesma idade a frequentar o colégio Jean Jaurès, bem como visitar a região, conhecer a cultura e os principais atrativos turísticos da mesma.

 

Irá ser igualmente importante a articulação com a comunidade portuguesa a residir naquela cidade, sendo de destacar o apoio da Associação Alegria Portuguesa de Gironde, a qual será a grande responsável pelas refeições que irão ser servidas a estes alunos.

Esta é uma iniciativa que se vem juntar a outras já desenvolvidas pelo Município no ano anterior, nomeadamente:

  •  a realização de um intercâmbio com o Município de CENON e o Centro de Prevenção e Lazer de Jovens, sedeado naquela cidade Francesa, que envolveu 12 jovens arcuenses;
  •  a realização de um intercâmbio com o Município de Dammarie-les-Lys, enquadrado na festa do Território, desenvolvida pelo referido município francês, e que envolveu 4 jovens arcuenses e cerca de 20 jovens de diferentes nacionalidades (Francesa, Húngara, Italiana e Alemã);
  • a realização de  um intercâmbio, efetuado no âmbito do Programa ERASMUS, que envolveu, também, o Município de Dammarie-les-lys e a Associação Social e Recreativa Juventude de Vila Fonche, tendo sido abrangidos 10 jovens arcuenses.

 

João Manuel Esteves mostrou-se muito satisfeito com a realização deste intercâmbio, tendo referido que é um tipo de iniciativa para continuar, pois não só permite aos jovens a troca de experiências, como também lhes permite uma maior abertura sociocultural e consequentemente uma melhoria do seu sucesso educativo.

assinatura_protocolo_agrupamento_cenon_cm2
assinatura_protocolo_agrupamento_cenon_cm3
assinatura_protocolo_agrupamento_cenon_cm4
Município de Arcos de Valdevez
Top