Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal implementa rede de defesa de floresta contra incêndios em Arcos de Valdevez

27 Novembro 2015

Intervenção engloba um investimento na ordem dos 900 mil euros

Num território percorrido por incêndios florestais, a concretização de forma coordenada da Rede de Defesa da Floresta contra incêndios é fundamental para diminuir o potencial dos grandes incêndios. A Rede primária está definida estrategicamente, nos limites do concelho de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Monção, de forma a criar uma "barreira" à eventual progressão dos incêndios florestais, criar oportunidade de combate e consequentemente diminuir a área ardida.

Este projeto complementa o trabalho realizado pelas equipas de sapadores e todo o trabalho de gestão do espaço florestal que os baldios têm vindo a realizar, constituindo também a resposta ao trabalho realizado no PMDFCI - Plano Municipal de Defesa Contra Incêndios, onde é proposta a instalação da rede primária como infraestrutura fundamental para a diminuição dos grandes incêndios.

Investir na prevenção será, de certeza, economicamente mais vantajoso no combate, não falando na perda de valor florestal, ecológico e de paisagem, nem no desgaste, frustração e desmotivação que se pode evitar ao investir na Rede de Defesa da Floresta Contra incêndios.

Com a concretização deste projeto, a Câmara Municipal pretende realizar a abertura da rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível; e a construção de rede viária florestal de acesso a pontos de água de 1ª ordem, visando diminuir a superfície percorrida pelos grandes incêndios, permitindo criar condições para uma intervenção direta de combate ao fogo; reduzir os efeitos de passagem dos grandes incêndios, protegendo de forma passiva vias de comunicação; isolar os focos potenciais de ignição de incêndios e facilitar o reabastecimento de água entre viaturas.

Este projeto designa-se por "INSTALAÇÃO DE REDE DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS DE ARCOS DE VALDEVEZ", candidatado pelo Município de Arcos de Valdevez ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, PO SEUR 10 - 2015 - 24 - Eixo Prioritário 2: Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e a gestão de riscos (Fundo de Coesão), no Domínio de Intervenção Prioritário "Redução dos Incêndios Florestais"

Esta operação apresenta-se em três ações concertadas, com uma execução por um período de 18 meses, no valor global de 687 934,44€.

Só dentro da área do Parque Nacional Peneda Gerês, o concelho tem 150 km de floresta, por isso para o autarca, João Manuel Esteves, "Apostar na prevenção dos fogos florestais é muito importante porque a floresta tem uma grande componente paisagística e é uma importante fonte de riqueza para o concelho".

De realçar que no âmbito da defesa da floresta contra incêndios o Municipio apoiou 5 equipas de sapadores florestais em 135 mil euros. Recentemente foi constituída uma Equipa de Intervenção Permanente, a qual visa assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos casos de combate a incêndios; socorro às populações em caso de acidentes ou catástrofes e conta com um apoio anual de 25 mil euros.

Para o Município, é muito importante apostar na prevenção dos fogos florestais porque a floresta tem uma grande componente paisagística e é uma fonte de riqueza fundamental para o concelho.

Município de Arcos de Valdevez
Top