Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

64 artistas plásticos dão diferentes perspetivas à Outorga do Foral de Valdevez

18 Novembro 2015

BIENAL D'ART VEZ volta a exaltar a arte na Casa das Artes arcuense

 

Abriu ao público no passado sábado, 14 de Novembro, a edição 2015 da bienal de artes arcuense "D'Art Vez", projeto que conta já com 30 anos e tem sido espaço de convívio e reflexão sobre as diferentes formas e expressões artísticas. Este ano conta com a participação de mais de seis dezenas de artistas de várias nacionalidades e é dedicada aos 500 Anos do Foral arcuense.

Cada artista criou uma obra artística com base em textos dos últimos 500 anos que contavam a história de Arcos de Valdevez desde os finais do séc. XV até 2015.

Segundo João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal, a "D'Art Vez" é uma marca da vida cultural arcuense, "pensada e produzida dentro do espaço concelhio".

 Para o autarca, depois de passadas três dezenas de anos da sua estreia, o espírito pioneiro da iniciativa permanece na base de conceção da atual D'Art. Esta bienal "é um ponto de encontro de perspetivas sobre a Arte, o nosso Passado e nosso Futuro"(...) Continua a ser a proximidade entre as pessoas, as suas cumplicidades, o carinho que, de forma desprendida, manifestam pela Arte, bem como a consolidação do papel dos arcuenses na construção da vida e pulsar cultural de Arcos de Valdevez", diz.

Com orgulho pela realização de mais uma edição, João Manuel esteves diz que "2015 volta a trazer até Arcos de Valdevez um grupo de "amigos das Artes", que se juntam com o firme propósito de "disponibilizar", efetivando, e atualizando, a outorga do Foral de Valdevez.

Da programação da inauguração da edição deste ano fez parte a inauguração do elemento escultórico evocativo dos 500 anos do Foral de Arcos de Valdevez, da autoria José Queiroz de barros Aguiar - Queiroza (1927-1997), integrada nas comemorações da outorga do Foral de Valdevez.

Um elemento concebido por este artista há alguns anos atrás com o propósito de ser utilizado aquando das comemorações, que demonstra a grande visão e sensibilidade do artista.

Após este momento, decorreu a abertura oficial da bienal e o espetáculo "Reencontros", projeto musical e visual coordenado por Miguel Fernandes e Gil Milheiro, que integrou momentos sonoros, visuais e de leitura, sob o tema dos 500 anos do Foral de Valdevez.

A D'Art-Vez conta com organização do Município arcuense, bem como com a coordenação de António João Aguiar, e estará patente ao público até ao próximo dia 31 de Janeiro na Casa das Artes.

dart_vez_2015_4
dart_vez_2015_21
rotunda_foral_de_valdevez_dart_vez
Município de Arcos de Valdevez
Top