Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Doc's Kingdom: cerimónia de abertura ''emotiva''

Docs kingdom 2015 2 1 1024 2500
21 Setembro 2015

A abertura da 12.ª edição do Doc's Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental decorreu ontem na Casa das Artes de Arcos de Valdevez com a exibição de A Toca do Lobo, filme de Catarina Mourão centrado no seu avô, o escritor Tomaz de Figueiredo. Uma sessão "emotiva" e que fez encher a sala.

O auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez foi ontem à noite preenchido pelo grupo de 100 participantes do Doc's Kingdom e outros espectadores que assistiram com aplausos à sessão pública, de entrada livre, que abriu o seminário.

O evento contou com a presença do Presidente do município João Manuel Esteves, do membro da direção da Apordoc - Associação pelo Documentário Pedro Fernandes Duarte, da realizadora Catarina Mourão, do diretor do seminário Nuno Lisboa e do diretor da Cinemateca Portuguesa e fundador do seminário José Manuel Costa.

João Manuel esteves, presidente do Município, salientou a importância do tema desta edição, "Todas as Fronteiras", numa vila situada na fronteira entre Portugal e a Galiza, assim como o contentamento em receber a neta do escritor Tomaz de Figueiredo, romancista, contista e poeta que viveu em Arcos de Valdevez e deu nome à Biblioteca Municipal.

O membro da direção da Apordoc sublinhou "a excitação em presenciar a primeira edição do Doc's Kingdom em Arcos de Valdevez", num evento que "quebra desde logo fronteiras" ao promover a discussão do documentário contemporâneo "fora da capital, onde habitualmente se centram os principais festivais e acontecimentos de cinema" e numa experiência que privilegia o "convívio e a informalidade".

A realizadora Catarina Mourão lembrou a "coincidência" do convite prévio a que mostrasse o seu filme, com passagens rodadas na vila arcuense, "quando ainda não se sabia que o seminário viria para Arcos de Valdevez". A documentarista acrescentou ser "uma ocasião especialmente emotiva" e como o "fecho de um ciclo".

Na cerimónia de encerramento do seminário, dia 25, às 10h, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, serão exibidas em sessão pública de entrada livre A Dama de Chandor, primeira longa-metragem de Catarina Mourão, em conjunto com As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras, curta-metragem de Joana Pimenta.

A decorrer até 25 de Setembro, o Doc's Kingdom 2015 é organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário e co-produzido pelo Município de Arcos de Valdevez.

docs_kingdom_2015_1
docs_kingdom_2015_3
docs_kingdom_2015_4
Município de Arcos de Valdevez
Top