Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

MINISTRA DA AGRICULTURA E DO MAR EM VISITA OFICIAL AO CONCELHO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Img38616670613464300fswgq 1 1024 2500
20 Agosto 2015

MINISTRA DA AGRICULTURA E DO MAR EM VISITA OFICIAL AO CONCELHO DE ARCOS DE VALDEVEZ

 

No próximo dia 22 de Agosto, Sua Excelência a Ministra da Agricultura e do Mar, Professora Doutora Assunção Cristas, realiza visita oficial ao Concelho de Arcos de Valdevez. Esta visita terá inicio, às 10h30, nas instalações do Mercado Municipal, seguindo-se, às 11h30, a inauguração da Fábrica de Transformação de Enchidos e Fumeiro “Sabores do Vez”, instalada no Parque Empresarial de Mogueiras.

Para a prossecução de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para Arcos de Valdevez é essencial promover a atração de novos investimentos, as potencialidades e a valorização do território em meio rural. Neste sentido, nesta visita será apresentado o projeto de Requalificação do Mercado Municipal, enquanto mercado de produtos locais, privilegiando os pequenos produtores, reajustando a sua estruturação física e reforçando as suas valências e usos. Com este projeto estarão garantidas as condições necessárias para que os pequenos agricultores, locais ou regionais, possam escoar os seus produtos, mas também fomentar/dinamizar a produção agrícola e pecuária no concelho. De relevar ainda, a criação de um espaço mais convidativo para a realização de trocas, a valorização dos produtos locais e promoção do turismo. A este nível, acresce ainda referir a implementação de um projeto-piloto no Alto Minho relacionado com empreendedorismo em meio rural (EMER), com a coordenação da In.cubo e que visa estimular os pequenos produtores e empresas em meio rural. O projeto pretende apoiar o empreendedorismo associado a produtos e serviços inovadores e criar circuitos de comercialização e promoção, tendo como objetivos, promover o emprego, sobretudo, dos jovens, contribuir para a fixação da população em meio rural, e aumentar a competitividade e a coesão social.

No âmbito de uma política de dinamização do investimento, o Município também tem criado as infraestruturas necessárias à instalação de empresas no concelho, nomeadamente, a infraestruturação e modernização dos três Parques Empresariais, permitindo a instalação de novas unidades industriais, assim como, a atribuição de um conjunto de incentivos ao investimento.

É no seguimento desta política de atração de investimento e valorização dos produtos locais que, neste sábado no decurso da visita a Arcos de Valdevez, será inaugurada uma Unidade de Transformação de Enchidos e Fumeiro “Sabores do Vez”, instalada no Parque Empresarial de Mogueiras.

Município de Arcos de Valdevez
Top