Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FACILITA - Fábrica de Conhecimento para Leitores Ativos? - promoção da leitura nas fábricas

05 Maio 2015

O projeto conta com mais de 300 leitores inscritos, tendo realizado mais de 6000 empréstimos de livros, em cinco anos.


As atividades que estimulam os hábitos da leitura, o interesse pelo conhecimento dos diferentes tipos de fontes informacionais (livros, revistas, dicionários, entre outras) e a utilização metódica para obtenção de material bibliográfico são fatores que influenciam a aprendizagem nos diversos momentos da vida.

Foi objetivo fazer do projeto FACILITA um espaço privilegiado do exercício de leitura, lúdica e informativa, um espaço no qual se facilitasse o estabelecimento de uma relação de proximidade com os livros, onde os leitores, trabalhadores das unidades fabris pudessem aprofundar a sua capacidade de interpretação individual, trocar ideias com a mediadora e com os colegas, assim como desenvolver o seu sentido crítico e estético, participando nas atividades programadas e propondo e realizando atividades próprias.

O FACILITA é uma iniciativa do Município arcuense, iniciada em Abril de 2010, cujo objetivo principal é o de aproximar os adultos trabalhadores dos livros e da leitura. Quinzenalmente um colaborador da Biblioteca Municipal dirige-se a uma das unidades industriais aderentes para levar livros, DVDS, jornais, informação sobre programação cultural do município, entre outras.

O projeto Facilita tem funcionado ininterruptamente desde abril de 2010 na COINDU (Parque Empresarial de Padreiro) e na Sarreliber (Parque Empresarial de Mogueiras) e foi agora alargado com a adesão da empresa Afonso do Parque Empresarial de Paçô).

No total, o projeto conta com mais de 300 leitores inscritos, tendo realizado mais de 6000 empréstimos de livros, em cinco anos.

Com a iniciativa da Biblioteca, a concordância das direções das fábricas, o apoio do Município de Arcos de Valdevez e, claro, com o acolhimento dos leitores das fábricas, a autarquia pretende que o projeto continue ainda em vigor durante mais alguns anos. 

Município de Arcos de Valdevez
Top