Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

MUNICÍPIO REFORÇA AÇÃO SOCIAL NO CONCELHO

Idoso 1 1024 2500
26 Março 2015

A problemática do envelhecimento populacional, alerta para a necessidade de encarar a população idosa como um grupo alvo da intervenção municipal. Foi esta necessidade, que levou à criação do Plano Municipal para Idoso, o qual congrega um conjunto de iniciativas, a levar a cabo no período 2015/2017, em áreas tão importantes como a saúde, a ocupação dos tempos livres, as condições habitacionais, as acessibilidades, a segurança, as respostas sociais e os serviços de apoio.

São diversas as ações que constam deste Plano. A começar pelo eixo relacionado com a saúde e o bem-estar destacam-se, atividades relacionadas com a promoção do envelhecimento ativo, em termos desportivos, culturais, de convívio e lazer, estando prevista a organização de um festival Sénior.

Há um outro eixo relacionado com a melhoria das condições de habitabilidade. Está prevista a criação de uma Comissão de Apoio à População Idosa, que terá como principal missão a intervenção junto de idosos em situação de vulnerabilidade social.

O plano destaca a necessidade de investir num conjunto de ações e projetos, que contribuam para a melhoria dos cuidados prestados no domicílio, a criação de uma bolsa de ajudantes domiciliários qualificados e ainda a criação de uma plataforma digital que congregue um conjunto de informação importante, a disponibilizar para os idosos e seus familiares.

O Plano contempla ainda um eixo destinado às questões da acessibilidade e mobilidade em que se destacam um conjunto de ações relacionadas com a eliminação de barreiras arquitetónicas nos espaços públicos e nos domicílios e ainda, a aposta na criação de serviços de transporte que facilitem a mobilidade dos idosos.

Com este Plano estão criadas as condições necessárias para a dignificação do papel da pessoa idosa na sociedade, incentivando o seu envelhecimento ativo e digno.

 

Município de Arcos de Valdevez
Top