Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

JARDIM DE AZEVINHO EM ARCOS DE VALDEVEZ

Azevinho 1 1 1024 2500
07 Janeiro 2015

JARDIM DE AZEVINHO EM ARCOS DE VALDEVEZ

 

Cerca de meia centena de Azevinhos foram plantados pelo Município Arcuense, nos espaços verdes da Avenida Recontro de Valdevez, modificando de forma expressiva a imagem desta nobre área urbana de Arcos de Valdevez.

Os Azevinhos, agora plantados, são um testemunho vivo e naturais descendentes dos ancestrais que existiam com centenas de anos de vida (máximo 300 anos), e que em tempos não muito distantes foram decapitados nas serranias do concelho, sofrendo o efeito da sua beleza para utilizações ornamentais, sobretudo na quadra natalícia.

Muitos de nós ainda se lembram de ver antes da lei de proteção de 1989, camiões carregados com a pilhagem a atravessar a vila, para comerciar nos grandes centros urbanos.

Este é um dos projetos que resulta do protocolo de colaboração que existe com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na área do paisagismo, em que se pretende desenvolver um plano paisagístico para a zona ribeirinha da Sede do Concelho e os espaços ajardinados do interior da vila.

Com o apoio de Arquitetos Paisagísticos, pretendeu-se criar espaços interpretativos da flora do Parque Nacional Penda Gerês.

Foram criados canteiros onde pontificam plantas também nossas, como as Azáleas, Zimbros e Pervincas que complementam de forma harmoniosa o projeto implementado.

Azevinho_3
Azevinho_2
Município de Arcos de Valdevez
Top