Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Soajo recebeu mais uma edição da Feira de Artes e ofícios Tradicionais

06 Agosto 2014

De 1 a 3 de agosto Soajo reviveu usos e costumes tradicionais

 

Arcos de Valdevez promoveu a Feira de Artes e ofícios Tradicionais de Soajo do dia 1 ao dia 3 de agosto, a qual, tal como em anos anteriores, contou com a organização da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da ARDAL - Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima e da Junta de Freguesia de Soajo.

O Largo do Eiró voltou a ser o espaço escolhido para promover a cultura, os produtos, as artes e os ofícios tradicionais do mundo rural de Arcos de Valdevez, assim como o folclore, os usos e costumes tradicionais e as manifestações espontâneas da cultura popular, tendo sido muitos aqueles que se deslocaram até esta Terra de tradição, situada no Parque Nacional da Peneda Gerês, um dos ex-libris da região, declarado como reserva natural da biosfera pela Unesco, que chama à atenção pela sua riqueza cultural e natural.

Esta terra é característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica. Sendo, provavelmente, um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos, é famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária.

O certame foi composto por uma exposição permanente de produtos locais e artesanato, associado a um vasto programa de animação. Na componente exposição, deu-se destaque ao espaço ocupado pelas tasquinhas que tiveram à disposição dos visitantes um sem número de petiscos e iguarias de sabores excecionais, os quais foram acompanhadas pelo vinho verde da região. Produtos que reúnem as potencialidades, riquezas e especificidades do mundo rural, permitindo construir uma oferta integrada e a promoção de um território de excelência.

O programa de animação foi variado, assente na música tradicional: rusgas; ranchos folclóricos; grupos de bombos; concertinas e música popular.

A realização dos concursos do Mel, Vinhos Verdes e Broa de Milho é também de realçar. No mel saiu vencedor o produtor Venâncio Domingues e na broa a produtora Maria de Lurdes da Costa Fernandes. Já no concurso de vinhos, na categoria de vinho verde branco, foi eleito vencedor o vinho Casa de Borralhais e nos vinhos tintos o Aguião. (em todos os concursos os produtos eram de excelente qualidade, tendo o júri ficado extremamente bem impressionado com a qualidade dos produtos, o que dificultou a definição do melhores)

De destacar também que, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Soajo, também decorreu no dia 1 de Agosto a Teatralização da Entrega do Foral de Soajo pelo Rei D. Manuel I (1514), no Largo do Eiró. Um momento marcante destas comemorações que decorrem até outubro.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, ladeado pelos vereadores Olegário Gonçalves e Belmira Reis; pelo coordenador da ARDAL, Pedro Teixeira, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Manuel Gomes, inaugurou o certame deste ano, dando espaço para que os vendedores fizessem as suas previsões.

A Feira de Artes e Ofícios Tradicionais 2014 voltou a atrair milhares de visitantes, enchendo por completo o Largo do Eiró e voltando a contabilizar um balanço bastante positivo.

FAOT_2014_344
FAOT_2014_380
FAOT_2014_556
Município de Arcos de Valdevez
Top