Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Mais de 700 mil euros para transportes escolares

05 Agosto 2014

A Câmara Arcuense investe anualmente mais de 700 mil euros em "transportes escolares", sendo que, diariamente, veículos ligeiros e pesados percorrem cerca de 1550 Km, para ir buscar "à porta de casa" cerca de 1219 alunos, residentes nas freguesias deste vasto concelho com uma área de 450 km2.

Se há alunos que residem "paredes-meias" com a escola, outros porém, a grande maioria, reside mais longe, a distâncias que chegam mesmo aos 40 km, sendo naturalmente necessário recorrer ao "transporte escolar".

Consciente de que um bom transporte pode e deve contribuir para o sucesso escolar dos alunos, a Câmara aprovou mais uma vez, em devido tempo, o "Plano de Transportes Escolares", o qual irá colocar em execução no próximo ano letivo 2014/2015. Este plano operacionaliza-se através da realização de 22 circuitos em carreira pública, 19 circuitos especiais adjudicados a empresas de transportes a operar no concelho e ainda, 17 circuitos a realizar por associações locais e juntas de freguesia através da celebração de protocolos.

No próximo ano letivo serão transportados, diariamente, 1219 alunos para as várias escolas do concelho, sendo que 145 vão para a Escola Básica de Arcos de Valdevez, 272 para a Escola Básica de Távora, 456 para a EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, 340 para a Escola Básica de Sabadim e 6 para a Escola Básica da Eira do Penedo em Soajo.

Nos locais onde não existem carreiras públicas os alunos são transportados através de "circuitos especiais" de ligeiros e pesados, contratados apenas para aquele transporte. Uma situação que também contribui para a dinamização da economia local, já que os serviços são solicitados a empresas e associações do concelho

A maioria dos alunos, cerca de 900, viaja em carreiras públicas, para os quais são requisitados passes mensais que proporcionam, aos mesmos, direitos e regalias totalmente idênticas às de qualquer passageiro, com o benefício acrescido de possibilitar a manutenção de "carreiras públicas" em trajetos que servem as populações, graças à existência dos transportes escolares.

Município de Arcos de Valdevez
Top