Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Promoção do Gado e raças autóctones em Arcos de Valdevez

I feira gado mezio 216 1 1024 2500
30 Julho 2014
  • 1ª Feira do Gado do Mezio revelou-se uma aposta ganha - Evento decorreu nos dias 26 e 27 de julho e levou centenas de pessoas até à Porta do Mezio. Foi uma mostra do setor agropecuário do concelho de Arcos de Valdevez, com a presença das raças autóctones, dos produtos agroalimentares, bem como do artesanato do concelho.

__________________________________________________

  • XIII Feira de Santiago de Sistelo deu prémios a produtores da freguesia

No passado fim-de-semana, dias 26 e 27 de Julho decorreu no Mezio a 1ª Feira do Gado. Uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Cabana Maior e pela Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em parceria com a ARDAL (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima), a Porta do Mezio e o Município de arcuense

Este certame, que teve lugar na zona exterior e interior da Porta do Mezio, teve como atrações o mercado de gado, uma feira de produtos locais, uma exposição de máquinas agrícolas, um colóquio, apresentações de livros, uma exposições de trajes regionais, de fotografia e do garrano e as famosas tasquinhas a servirem alguns dos produtos arcuenses integrantes do catálogo slow food, como a carne da cachena e o feijão tarrestre.

Foi um reviver de tradições com a apanha dos potros e sua marcação, gincana equestre com muita animação, destacando-se o encontro de concertinas e o festival folclórico, os concursos de gado, bem como o concurso de vinhos verdes, entre outros. Realizou-se também uma missa campal, com a bênção do gado.

Para o vereador da autarquia, Hélder Barros, este evento foi uma ótima oportunidade para se poderem degustar produtos autóctones e demonstrou, dada a enorme afluência de pessoas, participação de criadores e produtores, "ter pernas para andar". "A área integrante da Porta do Mezio possui todas as condições e características para acolher uma iniciativa destas e o Mezio precisa deste tipo de dinâmicas", referiu.

De referir que neste mesmo fim de semana decorreu na freguesia de Sistelo a XIII Feira de Santiago, organizada pela Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Sistelo.

Nesta feira de gado houve prémios para as melhores barrosãs da freguesia bem como para as melhores cachenas. Da programação fizeram parte atuações de Rusgas e um Festival Folclórico.

Com este certame a Associação pretende dinamizar a freguesia a nível cultural, social e financeiro. Neste sentido, a Câmara Municipal, representada pelo vereador Olegário Gonçalves, deixou a garantia da continuação de atribuição de apoios para a realização do mesmo, pois o município está empenhado na promoção do gado autóctone.

Olegário Gonçalves disse ainda que Sistelo tem grandes potencialidades turísticas, estando referenciado como um dos polos de atração do concelho, nomeadamente porque lá passará em breve a ecovia e porque possui paisagens e património de relevo.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez valoriza os produtos da região e, nesse sentido, procura levar a cabo frequentemente iniciativas que estimulem sua promoção e divulgação, junto da comunidade arcuense e turística, de forma a dinamizar a economia local.

I_Feira_gado_Mezio_348
I_Feira_gado_Mezio_310
feira_santiago
Município de Arcos de Valdevez
Top