Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Projeto ''Aldeia Feliz'' culminou com almoço/convívio na Porta do Mezio

Aldeia feliz convivio mezio 2 1 1024 2500
23 Julho 2014

Projeto abrangeu cerca de 200 idosos das freguesias de Cabreiro, Cabana Maior, Gondoriz, Soajo, Gavieira e Sistelo, freguesias estas que integram o PNPG.

 

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez estabeleceu uma parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) no âmbito do projeto "Aldeia Feliz". Uma iniciativa que, ao longo de quatro dias, teve como propósito dar apoio médico a cerca de 200 idosos que vivem isolados em cinco aldeias do concelho, nomeadamente Cabreiro, Cabana Maior, Gondoriz, Soajo, Gavieira e Sistelo.

Este projeto teve como principais objetivos fazer a identificação de situações de isolamento da terceira idade, a referenciação dos problemas identificados, a dinamização de atividades de promoção do envelhecimento ativo, e a sensibilização para a saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

Através de visitas ao domicílio, os alunos fizeram rastreios cardiovasculares, identificaram problemas de saúde e mobilidade, bem como avaliaram as condições de habitabilidade e o grau de dependência de cada idoso.

O intuito primário desta comunidade de estudantes foi levar a cabo uma intervenção de prevenção primária que diminua a curto e longo prazo os riscos associados ao isolamento e solidão na terceira idade, através de um trabalho local de proximidade, em que fizeram um contato direto com a população vulnerável, identificando os principais problemas em relação à satisfação das necessidades básicas, o enquadramento social de cada indivíduo, o seu nível de carência e o seu estado socioeconómico. A partir desta avaliação foram implementadas medidas de apoio imediato direcionadas e adaptadas a cada caso e que passaram por conselhos, rastreios e educação para a saúde ou até mesmo referenciação dos casos mais graves para as autoridades competentes.

A elaboração de um plano de ação para contrariar o isolamento e a solidão destes idosos foi o objetivo final desta ação.

Além do trabalho de levantamento no terreno, o projeto proporcionou aos alunos do NEMUM momentos de convívio com as populações do PNPG, bem como, em jeito de encerramento da primeira edição do projeto "Aldeia Feliz", a promoção de um convívio na Porta do Mezio, uma das cinco portas de entrada e receção de visitantes existentes no PNPG, reserva natural da biosfera declarada pela UNESCO.

Este foi um momento em que a autarquia juntou a população e os estudantes num ambiente de partilha de conhecimentos mas que também teve como intuito fazer o combate à solidão diária, bem como ser um meio de promoção do envelhecimento ativo.

Dada a importância da iniciativa a Câmara Municipal apoiou logisticamente este projeto e acompanhou-o de perto através do serviço de Ação Social da autarquia.

 

aldeia_feliz_convivio_mezio_1.jpg
aldeia_feliz_convivio_mezio_3.jpg
Município de Arcos de Valdevez
Top