Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez promove produtos da região

Cartaz feira gado 1 1024 2500
21 Julho 2014

1ª Feira do Gado do Mezio realiza-se nos dias 26 e 27 de julho - evento será uma mostra do setor agropecuário do concelho de Arcos de Valdevez, com a presença das raças autóctones, dos produtos agroalimentares, bem como do artesanato do concelho.

_______________________________________________________

Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo decorre de 1 a 3 de agosto - Com este evento pretende-se promover os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais e as manifestações espontâneas da cultura popular

O Parque Nacional da Peneda Gerês é um dos ex-libris da região. Declarado como reserva natural da biosfera pela Unesco, está cheio de potencial e possui belezas e recursos económicos fulcrais para a economia dos concelhos que o integram, sendo exemplo disso o município arcuense.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez valoriza os produtos da região e, nesse sentido, procura levar a cabo frequentemente iniciativas que estimulem sua promoção e divulgação, junto da comunidade arcuense e turística, de forma a dinamizar a economia local.

Assim, nos próximos dias 26 e 27 de Julho realiza-se no Mezio a 1ª Feira do Gado. Uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Cabana Maior e pela Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, em parceria com a ARDAL (Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Minho), a Porta do Mezio e o Município de arcuense

Este certame, que irá ter lugar na zona exterior e interior da Porta do Mezio, terá como atrações o mercado de gado, uma feira de produtos locais, uma exposição de máquinas agrícolas e as famosas tasquinhas.

Será um reviver de tradições com a apanha dos potros e sua marcação, gincana equestre com muita animação, destacando-se o encontro de concertinas e o festival folclórico, os concursos de gado, bem como o concurso de vinhos verdes, entre outros. Será, também, realizada uma missa campal, com a bênção do gado.

Ainda no âmbito da promoção do concelho e dos seus produtos Realiza-se, de 1 a 3 de Agosto, mais uma edição da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo que, tal como em anos anteriores, conta com a organização do Município Arcuense, da ARDAL - Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima e da Junta de Freguesia de Soajo.

Com este evento pretende-se promover os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais e as manifestações espontâneas da cultura popular.

O certame é composto por uma exposição permanente de produtos locais e artesanato, associado a um vasto programa de animação. Na componente exposição, dá-se destaque ao espaço ocupado pelas tasquinhas que terão à disposição dos visitantes um sem número de petiscos e iguarias de sabores excecionais, as quais são acompanhadas pelo vinho verde da região.

O programa de animação é variado, assente na música tradicional: rusgas; ranchos folclóricos; grupos de bombos; concertinas e música popular.

De destacar que, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Soajo, também decorrerá no dia 1 de Agosto a Teatralização da Entrega do Foral de Soajo pelo Rei D. Manuel I (1514), no Largo do Eiró.

Com estas iniciativas pretende-se continuar com a política de dinamização da Porta do Mezio e promover e divulgar o território de montanha de Arcos de Valdevez, nomeadamente do Parque Nacional da Peneda Gerês.

 

SOAJO2014.jpg
SITE_foral.jpg
Município de Arcos de Valdevez
Top