Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

500 Anos do Foral do Soajo - Comemorações tiveram início no passado dia 28 de junho

01 Julho 2014

 "Foi a interação do Homem e das suas atividades com o território que permitiram o desenvolvimento de uma paisagem humanizada de rara beleza e a existencia de uma biodiversidade impar. Soajo tem um conjunto de recursos de grande valor", João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Soajo, juntamene com várias associações de Soajo, prepararam um programa para comemorar os 500 anos da atribuição do Foral a Soajo pelo Rei D.Manuel I em 07/10/1514, reafirmando a "força" das gentes do Soajo e da sua vontade de querer o melhor para a sua terra.

As comemorações tiveram início no passado sábado, dia 28 de junho, com a apresentação da intervenção de valorização e proteção do Pelourinho do Soajo (Um símbolo com 500 anos, sinónimo da garra desta população serrana); também foi apresentado o Concurso de ideias para a conceção de um elemento escultórico alusivo ao Foral de Soajo, com o qual se pretende estimular a criatividade em torno de um momento histórico de forte orgulho local.

No âmbito deste arranque das comemorações decorreu ainda uma tertúlia subordina à temática do Foral e seu enquadramento histórico nacional, tendo sido também apresentado o elemento escultórico da autoria do soajeiro Jorge Lage.

 À noite decorreu ainda um espetáculo com a cantora Uxia da Galiza, que levou muitos populares à casa do Povo desta localidade.

A programação das comemorações é vasta, estendendo-se até Outubro e com elas, segundo o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, "pretende-se passar a mensagem de que todos juntos, os que cá estão ou estão espalhados um pouco por todo o mundo, refletindo sobre o seu passado, relacionando-o com o presente, poderemos continuar a construir o futuro para a nossa terra"

Na ótica do Presidente o território tem um grande potencial "sendo imprescindivel que um dos seus objetivos estratégicos seja a promoção do desenvolvimento sustentável das populações, através da fruição e uso dos recursos existentes, respeitando os costumes tradicionais".

Na sua intervenção terminou dizendo que a concretização deste objetivo será uma mais-valia para o território, funcionando como um fator de atração de novos residentes e visitantes e, consequentemente, podendo ser fatores indutores de dinamização social e económica do território.

As comemorações dos 500 anos do Foral continuam no próximo dia 1 de Agosto com a teatralização da Entrega do Foral de Soajo pelo Rei D. Manuel I (1514); no dia 9 de Agosto decorrerá a Ação educativa "Viagem ao passado de Soajo" (inserida no BIOdoc 2014, produzido pela Associação Desportiva e Cultural de Soajo); No dia 16 de Agosto será feita a apresentação da reedição da obra em banda desenhada "O Juiz de Soajo" e da reprodução do Foral manuelino de Soajo, bem como o jantar da Diáspora (ou do Emigrante) e a atuação do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas.

No dia 25 de Outubro será feito o encerramento destas festividades que ficarão marcadas pela cerimónia de descerramento de placa comemorativa dos 500 anos do Foral, seguida de momento musical e pela apresentação do volume fac-símile do Foral de Soajo, com estudo histórico e documental, da autoria da Prof. Doutora Paula Pinto Costa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

 

500_anos_foral_soajo_28_junho_50
500_anos_foral_soajo_28_junho_76
500_anos_foral_soajo_28_junho_116
Município de Arcos de Valdevez
Top