Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Vinhos arcuenses em alta

28 Maio 2014

Quinta do Formigueiro é o Vinho do Ano 2014 pela Ordem dos Engenheiros - Região Norte

 

 

No passado fim-de-semana, dias 23 e 24 de maio, o Vinhão da Quinta do Formigueiro foi selecionado como Vinho do Ano 2014 da Ordem dos Engenheiros - Região Norte, na categoria de Vinho Verde Tinto, eleito por um painel de provadores, em prova cega, e seguindo as regras internacionais da OIV, por ocasião da realização dos IV Encontros Vínicos do Vinho Verde, levados a cabo em Viana do Castelo.

A divulgação e entrega dos prémios foram efetuadas num Jantar de Gala realizado no Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo.

O Vinho Verde Tinto - Vinhão da "Quinta do Formigueiro" fez parte da ementa do referido jantar, servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

A atribuição deste Prémio foi, segundo os proprietários da Quinta, "sentida com muita alegria e orgulho por todo trabalho desempenhado até então e por outro lado como estímulo para continuar a produzir um vinho genuíno onde é predominante o seu "terroir". São o terreno e as condições climatéricas que determinam a colheita de cada ano. O vinhão Quinta do Formigueiro distingue-se por não ser um vinho parametrizado.

Após anos de luta, sentimos o reconhecimento da entrega a um produto tradicional que mantém os seus valores de origem. A nossa "Bandeira", O Vinhão da Quinta do Formigueiro, foi o princípio de um sonho que faz parte da família e da nossa tradição."

A Quinta do Formigueiro é uma empresa de base familiar que procura produzir vinhos de alta qualidade, com uma personalidade distinta, pondo especial ênfase no carácter natural e autêntico dos seus produtos. Com uma área total de vinha de 20.264 m2, situada na meia encosta com uma exposição solar virada a nascente, utiliza o sistema de condução de vinhas "Cordão - Simples Ascendente". 12.254 m2 destinam-se à produção de uvas tintas da casta Vinhão e os restantes 8.010 m2 à produção de uvas da casta Loureiro.

Este é mais um motivo de orgulho para o território arcuense que vê mais um dos seus produtos ser elevado ao mais alto nível.

Município de Arcos de Valdevez
Top