Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez possui água para consumo Humano de boa Qualidade

Torneira 3 1 1024 2500
09 Abril 2014

Durante o ano de 2013, o Município de Arcos de Valdevez forneceu cerca de 730 mil m3 de água a cerca de 90% dos habitantes do Concelho.

Garantir a qualidade da água em toda a extensão do sistema de abastecimento do Concelho, desde as captações até à torneira do consumidor, constitui uma das maiores preocupações da Autarquia, implementando para este efeito uma política de boas práticas de controlo e manutenção de todo o sistema de abastecimento de água destinada ao consumo humano.

O cumprimento dos requisitos legais aos quais o Município, enquanto Entidade Gestora de um sistema de abastecimento de água destinada ao consumo humano, está obrigado, implica a conceção de um Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano, anual, com definição de campanhas de amostragem e análise (com respetivas frequências, pontos de amostragem, etc.), sendo sujeito à aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

No ano de 2013, como aliás é prática corrente, foi cumprido integralmente o Programa aprovado pela Entidade Reguladora. Foram realizadas, através de um laboratório acreditado, cerca de 2.420 análises em amostras de água colhidas na totalidade do sistema de abastecimento do Município, tendo sido a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos definidos no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, de 97% nas torneiras do consumidor, confirmando a boa qualidade da água fornecida pelo Município.

No presente ano a Câmara Municipal já tem o plano aprovado e está a reforçar os mecanismos de controlo da qualidade do sistema de abastecimento com as Águas do Noroeste

Município de Arcos de Valdevez
Top