Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal aprova medidas de apoio às famílias, idosos e jovens

Velhinhos 1 1024 2500
20 Dezembro 2013

A Câmara Municipal aprova plano de apoio social procurando minimizar os impactos da crise e contemplar uma solidariedade mais efetiva.

 

Assim ao nível da educação será reforçada a ação social escolar e aumentado o número de bolsas para o ensino superior.

No âmbito do apoio às famílias serão alargadas as respostas e o número de pessoas a contemplar, comparticipando, por exemplo, as despesas com as rendas de casa, a saúde, a educação; continuarão a ser apoiadas as famílias carenciadas na realização de pequenas obras de melhoria do conforto habitacional; serão disponibilizados projetos-tipo para habitações a construir pelas famílias com dificuldades económicas. Pretende-se continuar o apoio às instituições particulares de solidariedade social do concelho e dinamizar a rede de apoio domiciliário.

Tendo em consideração as dificuldades das famílias decorrentes da actual crise, para o ano de 2014 não existirá um aumento real das taxas e tarifas municipais, existindo apenas a sua atualização em linha com a inflação. Também haverá uma redução de 12,5% ao nível da taxa de IMI, a isenção da taxa municipal de direitos de passagem, uma redução de 50% nos custos com a ligação dos ramais de água e saneamento. Ao nível dos jovens será dado um incentivo à sua fixação e aquisição de habitação com a isenção do IMT.

Ao nível da promoção do emprego, autoemprego e inserção no mercado do trabalho, foi lançado o programa de apoio à contratação, através do programa cantoneiro, o qual prevê criar um a dois postos de trabalho por Freguesia; será feito um incremento das relações com as empresas instaladas em Arcos de Valdevez, procurando agilizar a integração no emprego industrial de jovens e desempregados. Será também lançado um programa de estágios profissionais para jovens licenciados que apresentem ideias de negócio a desenvolver em Arcos de Valdevez.

Com este conjunto de medidas pretende-se contribuir para o desenvolvimento de políticas integradas, que promovam o crescimento, inovação e coesão social e territorial.

Município de Arcos de Valdevez
Top