Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal e IPVC pretendem criar Centro Tecnológico de Apoio à Indústria

06 Dezembro 2013

Visita a unidades industriais do concelho

 

 

O presidente da Câmara Mu­nicipal, João Manuel Esteves, realizou uma visita a várias uni­dades fabris com um grupo de docentes do IPVC - Instituto Po­litécnico de Viana do Castelo e o coordenador da Incubo. Esta visita insere-se num conjunto de iniciativas que têm em vista a constituição de um Centro Tec­nológico de Apoio à Indústria, articulando a Câmara Municipal, o IPVC, a INCUBO, Escolas e Centros de Formação, associa­ções empresariais e empresas da região.

A primeira unidade a visitar foi a Coindu, situada no Parque Empresarial de Padreiro. Uma empresa que exerce a sua ativi­dade exclusivamente no sector de componentes automóveis através da produção e forne­cimento de estofos em couro natural e tecido e emprega mais de 600 pessoas. Trabalha para marcas como a BMW, Volks­wagen, Volvo, Peugeot, entre outras.

Após esta visita, e ainda nes­te Parque Empresarial, o grupo passou pela MPV e a Acosiber. A MPV é uma empresa especia­lizada na mecânica de alta pre­cisão.

A MPV tem como atividade a maquinação de peças mecâni­cas, principalmente em alumínio (mas também em titânio, fundi­ção, matérias plásticas, etc...). É dotada de um parque de máqui­nas com centros UGV verticais e horizontais de 3 e 4 eixos, orientados maioritariamente na fresagem. Os seus clientes (dos quais portugueses, franceses, Alemães, Gregos, etc...) são do sector da defesa, aeronáutica, espacial, medicinal, máquinas especializadas e telecomunica­ções.

Encontra-se em processo de expansão e a criar novos postos de trabalho.

Já a Acosiber dedica-se ao tratamento e revestimento de superfícies para a indústria aero­náutica e forma uma importante parceria com a MPV, realizando o acabamento das suas peças.

Esta empresa começou com 5 funcionários e atualmente emprega 45 pessoas. Tem cres­cido 20% por ano e pretende alargar a produção, tendo sido considerada a PME luso-france­sa do ano, bem como empresa certificada para a Agência Espa­cial Europeia.

Por último a comitiva foi visi­tar a empresa Sarreliber, sedia­da no Parque Empresarial das Mogueiras. A empresa produz componentes para a indústria automóvel e emprega cerca de 500 trabalhadores.

Tendo como principais clien­tes marcas como a Porsche, a BMW e a Renault, aumentou recentemente as suas capacida­des de produção o que permitiu criar novos postos de trabalho e aumentar o seu volume de ne­gócios.

Esta visita permitiu ter um me­lhor conhecimento da realidade das empresas, bem como das suas necessidades em termos de apoio na investigação, de­senvolvimento e formação.

Estão já agendadas outras vi­sitas a empresas da região. 

 

Município de Arcos de Valdevez
Top