Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal apoia obras de reabilitação das Igrejas Matriz e de S. Bento

19 Junho 2013

Os trabalhos estão orçados em cerca de 180 mil euros e a Câmara municipal deliberou atribuir nesta fase uma verba de 100 mil euros, no sentido de pôr a obra em andamento. Para além disso, a Câmara Municipal irá colaborar com os seus serviços técnicos.

A Igreja Matriz e a Igreja de São Bento, ambas situadas na vila de Arcos de Valdevez, vão entrar em obras de reabilitação da cobertura. Os trabalhos de reabilitação foram apresentados na semana passada pelo Município dos Arcos de Valdevez e pela Paróquia. As obras que serão iniciadas em breve incidem na substituição dos telhados e na revisão das estruturas de cada um dos edifícios.

"Intervenção urgentíssima para parar a degradação do património" foi assim que Francisco Rodrigues de Araújo, Presidente do Município dos Arcos de Valdevez, definiu a intervenção nas coberturas da Igrejas Matriz e da Igreja de São Bento.

Francisco de Araújo lembrou que estes edifícios são um acervo importante que o concelho possui em termos de património religioso e não pode, de forma alguma, ser deixado ao abandono e deixar que se degrade ainda mais.

Realçou que a componente cultural e a memória comum deve ser uma das prioridades por isso, o responsável pelo município, considerou importante dar este empurrão decisivo, lembrando que estamos em débito para com os nossos antepassados que mesmo em momentos de dificuldades conseguiram construir o património que nos chegou. "É chegada a altura de retribuir e deixar aos nossos filhos e aos vindouros um património preservado e assegurada a memória coletiva", afirmou.

Os trabalhos estão orçados em cerca de 180 mil euros e a Câmara municipal deliberou atribuir nesta fase uma verba de 100 mil euros, no sentido de pôr a obra em andamento. Para além disso, a Câmara Municipal irá colaborar com os seus serviços técnicos.

O pároco José Aventino Amorim de Freitas, da Paróquia dos Arcos revelou que a angariação de verba para este projeto é uma grande preocupação para a Paróquia, e que, para custear o restante valor das obras, estão a ser organizadas várias iniciativas que permitam envolver a comunidade em redor do cuidado das Igrejas dos Arcos de Valdevez. Lembrou também que o património é de todos pelo que a todos compete ajudar a preservar para a futuro.

Neste momento já podem ser compradas rifas cujo valor de venda reverte para as obras.

Outra iniciativa prevista é a personalização das telhas da Igreja. As pessoas terão oportunidade de pagar uma telha e personalizá-la com uma assinatura, um desenho, um testemunho, etc.. A telha será depois integrada na cobertura e estas marcas, ainda que não estejam visíveis, ficarão para a posteridade.

Um grupo de paroquianos está também, de forma espontânea, a organizar um jantar que decorrerá no final do mês de Junho no auditório da Paróquia.

Para Agosto está previsto um mega picnic que pretende juntar toda a comunidade em redor deste projeto de recuperação.

Os trabalhos vão começar ainda este mês de Junho e vão ser executados pela Signinum - Gestão de Património Cultural, que já esteve no local para a realização de um diagnóstico da situação.

Segundo Luís Campos, as duas coberturas encontram-se num estado de degradação muito avançado, sendo o telhado da Igreja de São Bento o caso mais preocupante. «Não temos dúvidas que a cobertura da Igreja de São Bento é aquela que, alguma vez, encontrámos em tão mau estado. Tem problemas sérios», garante o responsável da empresa

Município de Arcos de Valdevez
Top