Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Câmara Municipal e Ardal recuperam antigos caminhos dos Romeiros para a Nossa Senhora da Peneda

Romeirinhos peneda 1 1024 2500
10 Setembro 2012

Inauguração simbólica do projeto "Romeiros da Peneda", que na sua essência, consistiu em realizar uma das rotas, no âmbito das Festas da Nossa Senhora da Peneda, no passado dia 8 de Setembro

A Ardal e o Município de Arcos de Valdevez, através de um projeto financiado no âmbito do programa ON2 - Novo Norte, implementaram um projeto de recuperação dos antigos caminhos dos Romeiros para a Nossa Senhora da Peneda, tendo sido limpos, marcados e sinalizados 3 rotas que, saindo de diferentes pontos do município (Soajo, Lombadinha e Sistelo), guiam os "romeiros" através de trilhos e caminhos seculares pelas serras da Peneda e Soajo até ao santuário da Nossa Senhora da Peneda.

Esta iniciativa tem como objetivo, recuperar caminhos, de gente, que movida pela fé se deslocava centenas de quilómetros para solicitar proteção divina para si, para os seus e para as suas atividades (especialmente agrícolas), ou agradecer pela proteção ocorrida, cumprindo e pagando as suas promessas. Acima de tudo, estamos perante rotas seculares, calcorreadas por milhares de pessoas, que assumiram uma importância única, numa determinada etapa e num determinado contexto da nossa história. Recuperá-las, foi recuperar as tradições, os usos, os costumes, a cultura arcuense, foi o recuperar das lembranças dos antepassados, e o prestar de uma justa homenagem aos povos da montanha, que muitos sacrifícios passaram, para abrir e manter estes percursos em perfeitas condições durante séculos de história.

É claro que a utilização destes equipamentos nos dias de hoje, é outro, os utilizadores são outros, pelo que a recuperação destas rotas não se restringiu à fé, mas também ao desporto, à caminhada, à interligação com a natureza e com os espaços ambientalmente saudáveis.

Neste sentido foi feita a inauguração simbólica do projeto "Romeiros da Peneda", que na sua essência, consistiu em realizar uma das rotas, nomeadamente a "rota da Lombadinha (Gondoriz)", no âmbito da Festa em honra de Nossa Senhora da Peneda, no passado dia 8 de Setembro.

Sempre acompanhados dos técnicos da ARDAL, os "romeiros" realizaram sem dificuldade este percurso de pequena rota e dificuldade média, com uma extensão de 20 km e uma duração de 7h, tendo sido atingida a cota máxima de 1240 metros (Bicos).

Mais informações disponiveis em http://www.portadomezio.pt/mezio/

image title
image title
Município de Arcos de Valdevez
Top