Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Dia do Concelho 2012 marcado por inaugurações e condecorações municipais

13 Julho 2012

Arcos de Valdevez viveu intensamente as comemorações do Dia do Concelho, tendo as festividades deste ano começado no passado dia 7 de Julho com a assinatura do Acordo de Parceria entre o Município de Arcos de Valdevez e a Mairie de Cenon (França), no Salão Nobre da Câmara Municipal; continuado, no dia 10 de Julho, com a Conferência pelo Prof. Doutor Daniel Bessa intitulada "O Futuro da Economia Portuguesa", decorrida na Casa das Artes concelhia e integrada no programa das festividades e no Ciclo "Conferências por Vez 2012", e terminado e atingido o seu ponto alto no dia do feriado municipal, dia 11 de Julho. Um dia que para o Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, é "sempre uma oportunidade para evidenciarmos o que de melhor existe em Arcos de Valdevez, assim como para aprofundarmos o sentimento de identidade com a nossa terra, preservando a nossa cultura e as nossas tradições".

Este dia ficou marcado pela Inauguração da Viatura de Desencarceramento Rápido dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez; pelas Cerimónias Oficiais de Comemoração do Dia do Concelho, na Praça Municipal, onde decorreu o hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escuteiros e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez; bem como pela Sessão Solene ocorrida no Auditório da Casa das Artes, onde se procedeu à Imposição de Insígnias de Reconhecimento Municipal e interveio Francisco de Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Engº Juvenal Peneda, bem como o Secretário da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, que passou a palavra do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Henrique Alves, ausente da cerimónia e impossibilitado de o fazer pessoalmente.

A meio da manhã procedeu-se à perpetuação na toponímia local das individualidades Dr. Júlio Castro Caldas e D. Abílio Ribas nos novos arruamentos (Arcos- S. Paio); foi feita a Atribuição na toponímia local da designação Praceta Combatentes do Ultramar (1961-1974) e descerramento de elemento escultórico de homenagem aos militares arcuenses tombados durante o conflito, na artéria de acesso à entrada principal do Centro Escolar Prof. António Melo Machado; visitado o Padrão Comemorativo dos 800 anos do Recontro de Valdevez (1940), recolocado no Campo do Trasladário, bem como Inaugurado o Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, na Freguesia de Tabaçô e Inauguradas as Piscinas Municipais exteriores, localizadas no complexo das Piscinas Municipais.

Na sessão solene e fazendo uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, esclareceu todos os presentes da intenção de "distinguir, com as Insígnias Municipais, um conjunto de Instituições e Personalidades que, em conformidade com a deliberação da Câmara Municipal de 25 de Junho último, merecem, pela sua ação, o nosso reconhecimento público". Segundo o mesmo, "trata-se de evidenciar o mérito dos agraciados e, igualmente, dar um sinal claro à comunidade arcuense do reconhecimento Municipal a todos aqueles que contribuem para o engrandecimento de Arcos de Valdevez".

Continuando, revelou que neste dia também era objetivo da Câmara Municipal "perpetuar na toponímia Municipal o nome de dois Arcuenses ilustres cujo mérito já foi reconhecido com a distinção da Medalha de Honra Municipal (D. Abílio Ribas, Bispo Emérito de Santo Tomé e Príncipe e do Dr. Júlio de Castro Caldas, advogado e antigo Bastonário da Ordem dos Advogados e Ministro da Defesa Nacional) "Uma distinção justa a duas personalidades, com um percurso de vida distinto, mas de enorme relevo quer no seio da Igreja Católica quer no âmbito Forense e na vida politica Portuguesa", referiu.

Em relação à homenagem realizada aos combatentes arcuenses tombados durante a Guerra do Ultramar adiantou que "É a esses arcuenses, que nos fazem sentir mais arcuenses e mais Portugueses, que queremos neste dia deixar a nossa homenagem com a atribuição do nome 'Combatentes de Ultramar', ­à praceta junto ao Centro Escolar de Arcos de Valdevez, onde consta a identificação dos seus nomes, a Província Ultramarina onde serviram e morreram e respetiva data, assim como o posto de graduação militar e freguesia arcuense de origem (...)"

Em seguida, debruçando-se sobre as obras a inaugurar referiu com orgulho "(...) Hoje abrimos à utilização pública, na globalidade, a obra denominada Regeneração Urbana. Foram mais de três milhões de euros investidos na construção da Avenida 5 de Outubro, já inaugurada, na requalificação da rua Dr. Teixeira de Queiroz e sua envolvente, a construção do novo arruamento junto à Quinta da Andorinha e a recuperação da antiga estrada nacional - de Arcos (S. Paio) até Giela. Por último, construiu-se o novo Parque de Estacionamento, junto à Igreja da Misericórdia, apoiando a Zona comercial, requalificando toda aquela área onde se localizavam as antigas garagens de autocarros. É uma obra muito importante em termos de requalificação urbana, de enorme importância para a qualidade do espaço urbano e atratividade do espaço público.

À tarde teremos também oportunidade de abrir aos arcuenses, e a todos os utentes, as novas piscinas exteriores que se revelam de primordial importância na atratividade e rentabilização das piscinas cobertas construídas há uma década. O Complexo Desportivo Municipal, localizado entre Requeijo e a Coutada, na freguesia de Giela, fica mais rico e os arcuenses com razões acrescidas para fruírem os seus tempos de lazer na sua terra, considerando a qualidade ambiental e dos equipamentos que possuem. (...)

Por último, vamos inaugurar as novas instalações do Centro de Meios Aéreos, obra apoiada pelo Programa Operacional de Valorização do Território (...) uma obra importante para criar condições adequadas a uma utilização permanente do próprio centro, com vantagens para o Concelho e para a região no combate aos fogos florestais e noutras missões da Proteção Civil."

Mais uma vez o Dia do Concelho foi um dia marcante que deixou disponíveis aos arcuenses várias infraestruturas que certamente contribuirão para melhorar a sua qualidade de vida.

Atribuição de Insígnias de Mérito Municipal

  • Atribuição da medalha de Altruísmo:

Sr. Mário Barros Gomes (a título póstumo). 26 anos como Bombeiro, exerceu várias funções, nomeadamente de chefia, como 2º Comandante; pertencia ao Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez. Faleceu em 13 de Junho de 2010 com 50 anos de idade.

(recebe Esposa e filha: Maria de Lurdes Lagoa de Sousa e Sofia Lagoa Gomes).

  •  Bons Serviços:

Sr. Armando Augusto Lourenço Gonçalves. (a título póstumo)

Pelo trabalho desenvolvido na Divisão de Serviços Técnicos de Obras da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Faleceu em 10 de Agosto de 2010; (recebe Esposa e filho: Maria Alice Cristão Baptista e Rui Miguel Gonçalves);

Sr. Ilídio Manuel Amorim Amaral (a título póstumo); Pelo trabalho desenvolvido como Fiscal municipal desta autarquia. Faleceu em 20/set/2010; recebem a sua Filha Beatriz Amaral e a esposa Maria José Amaral;

Engº José Manuel Alves Vilaverde (recebe o próprio). Pelo trabalho desenvolvido na Divisão de Serviços Técnicos de Obras da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

  • Mérito Autárquico:

Engº Euclides Fernando Fernandes Ponte.

Ex- Vereador da Camara Municipal de Arcos e Valdevez. (recebe o próprio);

Sr. Alberto Fernando Fonseca Lima- Santana (recebe o próprio)

Ex- Vereador da Camara Municipal de Arcos e Valdevez

  • Mérito Cultural:

Sr. Domingos Calheiros de Oliveira (a título póstumo)

Arcuense emigrado na Venezuela, que desenvolveu intensa atividade na área cultural e associativa, sendo um promotor e um divulgador da identidade arcuense. Faleceu em 21 de Fevereiro de 2012. (recebe o seu irmão João Calheiros de Oliveira);

Manuel Gonçalves Sargaceira de Amorim- Manuel Sargaceira; pela sua atividade de promoção e divulgação dos cantares ao desafio e da concertina como elementos da identidade arcuense (recebe o próprio);

Marco Paulo Coelho Rodrigues- Marco Rodrigues; jovem e talentoso compositor e cantor do Novo Fado, sendo já uma das maiores vozes nacionais, com uma notável carreira, reconhecida além-fronteiras. (recebe o próprio).

  • Mérito Desportivo:

José Carlos do Lago Gonçalves (recebe o próprio); Jovem jogador de Rugby arcuense, cujas qualidades técnicas, pessoais e humanas são reconhecidas; representa o Club de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV) na seleção nacional.

Equipa Sub-18 do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez. Pela atividade e prémios alcançados: destaque em 2012: Campeão Nacional de rugby de sete. (recebe dirigente Michel Barros e os treinadores David Pereira e Carlos Lourenço);

Associação de Pesca Desportiva do Vez, pelo excelente trabalho desenvolvido na promoção e valorização da atividade. (recebe José Carlos Caçador Marinho).

  • Mérito Económico:

COINDU - Componentes para a Indústria Automóvel, Lda. (recebe Sr. Armindo Gomes);

MPV - Mecânica de Precisão do Vez, Lda. (recebe Sr. Guichene, Sr. Manuel Silva e D. Paula Galvão;

POLIPROPIGAL - Fabricação de Polipropileno, Lda. (recebe José Fernandez (Dir.Geral));

SARRELIBER - Transformação de Plásticos e Metais, SA (recebe Suzy Fernandes);

ACCO Brands Portuguesa, Lda. (recebe Irene Dantas (Personal Manager), António Santos (Diretor Financeiro) e Jorge Vieira (Diret. de Prod. Manutenção);

AFONSO- Produção de Vestuário, Lda. (recebe D. Conceição Pinhão;

ACOSIBER - Pintura Aeronáutica Unipessoal, Lda. (recebe Eng. Pedro Castro)

  • Mérito Social:

Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade. Pelo trabalho altamente meritório de apoio social à comunidade. (recebe o Sr. Padre Vítor Manuel Pereira Fernandes)

DistinçÕES municipais específicas:

  • Dr. António Costa Rodrigues, deputado do PSD pelo círculo de Lisboa, Advogado e Professor Universitário, pelas suas raízes arcuenses e manifesto carinho e atenção por esta Terra;
  • Engº Juvenal Peneda, Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, pela amabilidade de presença nos atos comemorativos do Dia do Concelho 2012, com destaque para a inauguração do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez.

"A atribuição das insígnias Municipais visa dar reconhecimento público a instituições, individualidades e funcionários do Município pela sua ação, a qual, é justo reconhecer publicamente. Aos primeiros por meritória e louvável, aos segundos pelo seu empenho, zelo e dedicação, sentido de serviço público e competência revelada no desempenho das respetivas funções.", Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo

Nome das Individualidades perpetuadas na toponímia local:

Dr. Júlio de Lemos de Castro Caldas, licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, advogado e Vigésimo Bastonário da Ordem dos Advogados Portugueses entre 1993 e 1998. Foi Deputado à Assembleia da República nas I (1980) e II (1980-1983) Legislaturas pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo. Foi igualmente Ministro da Defesa do XIV Governo Constitucional (1999-2001).

D. Abílio Ribas Bispo Emérito de S. Tomé e Príncipe, esteve mais de meio século ao serviço da Igreja Católica em África, iniciando a sua pastoral em Angola como Missionário da Congregação do Espírito Santo.

Homenagem aos militares Arcuenses mortos na Guerra do Ultramar; 

Perpetuando a memória dos militares Arcuenses, mortos na Guerra do Ultramar ao serviço de Portugal, através da inscrição do seus nomes na praceta com a designação de - Combatentes do Ultramar.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

dia_concelho_2012_
dia_concelho_2012_6
dia_concelho_2012_25
dia_concelho_2012_46
dia_concelho_2012_63
dia_concelho_2012_106
dia_concelho_2012_138
dia_concelho_2012_211
Município de Arcos de Valdevez
Top