Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Encontra-se a decorrer em Arcos de Valdevez o 13º Encontro de Medicina Geral e Família do Alto Minho

01 Junho 2012

Encontra-se a decorrer desde ontem, 31 de maio, prolongando-se até ao próximo dia 2 de junho, no Hospital de S. José em Arcos de Valdevez, o 13º Encontro de Medicina Geral e Família do Alto Minho. Uma iniciativa que começou a realizar-se há 13 anos e já não se realizava nesta localidade há 10.

Organizado pela Delegação Distrital de Viana do Castelo da APMGF e Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, bem como com a colaboração da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, este encontro "destaca-se pela qualidade dos trabalhos a apresentar e pelo facto de se realizar em terras arcuenses, sendo as expectativas bastante altas", referiu a Dra. Belmira Reis, membro da comissão organizadora, aquando da sessão de abertura dos trabalhos.

Esta iniciativa, que apresenta um "programa de grande qualidade e diversificação", e, sendo "a qualidade na saúde essencial e a partilha fundamental para que se preste um bom serviço aos doentes, Franklim Ramos, Presidente da ULS do Alto Minho EPE, pretende, entre outros temas relacionados com a saúde, abordar os "Principais desafios no tratamento da depressão: Os benefícios inovadores da aglometina", a "Aglometina: ao encontro das expectativas da prática clínica", a "Cardiologia", as "Arritmias", a "insuficiência cardíaca", a "Gastrenterologia" e a "Partilha de experiência clínica com dabigatrano na prevenção do AVC na Fibrilhação Auricular".

Nesta sessão de abertura também esteve presente o Dr. José Manuel Silva, Presidente da Ordem dos Médicos, que se pronunciou em relação ao facto do Ministério da Saúde querer impor a ideia de que o SNS não é autossustentável, uma ideia que considera "absolutamente falaciosa", e em relação à dívida deste Serviço que, segundo o próprio, representa 0,5% do total da dívida do País.

Da sua parte deixou ainda a certeza de que a "Ordem pretende estar com uma postura construtiva para melhorar o sistema".

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Francisco de Araújo, também fez questão de marcar presença no arranque da iniciativa e manifestou o seu agrado por este encontro se realizar em Arcos de Valdevez. Reconheceu igualmente a importância das parcerias existentes entre o município e as unidades de saúde do concelho e expressou o seu contentamento por estar presente o Bastonário da Ordem dos Médicos, o que, no seu entender, "evidencia a importância destas jornadas ao nível da formação dos profissionais da área".

Nesta sessão de abertura houve ainda espaço para a descontração com a atuação do Rancho da Universidade do Saber de Arcos de Valdevez, liderado pela também médica e arcuense, Dra. Elisabete Barreira. Um momento que contagiou todos os presentes e ainda conseguiu "arrancar uns pezinhos" de dança aos mais corajosos que subiram ao palco e acompanharam o grupo com um vira.

encontro_medicina_hospital_s_jose9
encontro_medicina_hospital_s_jose12
encontro_medicina_hospital_s_jose13
encontro_medicina_hospital_s_jose20
encontro_medicina_hospital_s_jose23
Município de Arcos de Valdevez
Top