Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

No âmbito do SNDFCI (Sistema Nacional Defesa da Floresta contra Incêndios) foi decidido prorrogar o período crítico até 31 de Outubro

07 Outubro 2011

No âmbito do SNDFCI (Sistema Nacional Defesa da Floresta contra Incêndios) foi decidido prorrogar o período crítico até 31 de Outubro

O serviço Municipal de Protecção Civil informa que para os próximos dias se prevê tempo quente e seco com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.

O Período Crítico foi prolongado até ao próximo dia 31 de outubro, por isso continuam a ser proibidos nos espaços rurais, as seguintes praticas:

  • Realização de queimadas, nem de fogueiras ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

Manutenção do Estado de Alerta Especial, Nível amarelo, do SIOPS para DECIF até as 20 horas do dia 21 de Outubro

 


"Incêndios

Governo prorroga período crítico de fogos até 31 de Outubro

O Governo decidiu autorizar o reforço do dispositivo de combate a incêndios até 31 de Outubro, prorrogando até esta data o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A decisão foi aprovada no Conselho de Ministros realizado na quinta-feira.

A Autoridade Nacional de proteção Civil (ANPC) divulgou quinta-feira que determinou o prolongamento do estado de alerta especial nível Amarelo, "considerando as previsões" do Instituto de Meteorologia (IM), que apontam para a continuação de tempo quente e seco com permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.

O prolongamento do estado de alerta nível Amarelo foi determinado para todos os distritos do Continente, até às 20:00 horas do dia 17 de Outubro (segunda-feira), no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, lê-se na informação da ANPC.

Em 03 de Outubro, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, tinham divulgado a prorrogação, até 15 de Outubro, do período crítico de incêndios florestais.

O Ministério decidiu também reforçar até esta data (15 de outubro) o dispositivo de combate a incêndios florestais, com 360 bombeiros em 14 distritos, adiantando que este reforço custaria 180 mil euros.

De acordo com a Diretiva Operacional Nacional, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, o período, de 01 julho a 31 de Outubro estava classificado como 'fase Charlie', sendo estes os meses com mais meios operacionais afetos no terreno para o combate às chamas."

(Artigo retirado da versão on-line do Jornal Diário de Notícias de 14 de Outubro)

Município de Arcos de Valdevez
Top