Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Presidente da Câmara Municipal visitou obra da nova Creche de Padreiro e da nova travessia entre Lavradas, Ponte da Barca, e Arcos de Valdevez

17 Agosto 2011

Na passada sexta-feira, 12 de Agosto, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, fazendo-se acompanhar do Vereador Martinho Araújo e de um técnico da Câmara Municipal, visitou a empreitada de obra da Creche de Padreiro para discutir pormenores relativos à sua execução e garantir que tudo estará conforme o previsto aquando da sua abertura no próximo ano lectivo.

Esta obra trata-se de um investimento de 476.714,72 € (s/IVA), comparticipado pelo ON.2 - Eixo 3 - Valorização e Qualificação Ambiental Territorial e de um esforço realizado pelo município que vale a pena, porque é feito a pensar na melhoria das condições de vida das pessoas. Conforme justifica o autarca "esta intervenção surgiu da necessidade de aumentar o nível de cobertura de creches no concelho de Arcos de Valdevez, pretendendo, ao mesmo tempo apoiar os funcionários das indústrias do Parque Empresarial de Padreiro, que assim têm a possibilidade de lá colocar os seus filhos".

Esta creche, com capacidade para 60 crianças, destina-se a crianças até aos 3 anos de idade e funcionará durante o período correspondente ao trabalho dos pais, o que se irá reflectir na cooperação com as famílias em todo o seu processo educativo.

O edifício desenvolve-se em 3 pisos: piso -1 (arrumos), piso 0 (creche) e piso 1 (zona técnica), sendo que o espaço da creche se desenvolve apenas num piso, sendo os restantes pisos apenas zonas técnicas e arrumos. 

A edificação construída respeita toda a legislação em vigor relativamente a este tipo de estruturas e também a legislação para a circulação de pessoas de mobilidade condicionada e, além disso, integra-se com o meio envolvente, com boa exposição solar das salas e com entrada de luz directa.

Após esta visita Francisco Araújo dirigiu-se até ao local onde está a ser construída a "Ponte sobre o Rio Lima entre Lavradas - Ponte da Barca ao Nó de Jolda - Arcos de Valdevez", para observar o andamento da mesma.

Esta nova infra-estrutura irá criar um novo acesso da rede complementar da margem Sul do Rio Lima à rede de alta capacidade, com ligação directa ao IC28, o que vai fazer com que as localidades fiquem cada vez mais perto umas das outras, ganhando uma maior centralidade.

A construção desta ponte, orçada em 7,4 milhões de euros e cuja conclusão está prevista para o terceiro trimestre de 2012, deverá envolver cerca de 300 trabalhadores e 50 empresas, contribuindo fortemente para o desenvolvimento social e económico da região.

Ao mesmo tempo, com uma extensão de um quilómetro, irá beneficiar mais de 200 mil habitantes, proporcionando novos percursos com melhores condições de circulação e segurança e contribuindo assim para a redução da taxa de sinistralidade e qualidade de vida dos cidadãos.

 

visita_creche_padreiro
visita_creche_padreiro2
visita_creche_padreiro6
visita_ponte_lavradas
visita_ponte_lavradas2
Município de Arcos de Valdevez
Top