Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Diga não aos equipamentos purificadores de água da torneira

Agua1 1 1024 2500
15 Junho 2011

A água da torneira é uma água natural, devidamente tratada e destinada ao consumo humano, sendo mineralizada e equilibrada e contendo sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde.

Na sequência de vários contactos de munícipes com a Câmara Municipal, no sentido de alertar para a insistência de algumas empresas que comercializam equipamentos purificadores de água da torneira, e no sentido de esclarecer dúvidas existentes sobre estes equipamentos e o controlo da qualidade da água de abastecimento público, a Câmara Municipal, em consonância com a Entidade Reguladora (ERSAR), vem esclarecer que a água pública é sujeita a controlos regulares e se encontra em condições de ser consumida, pelo que a população não necessita de qualquer tipo de aparelhos de purificação da mesma.

Nas demonstrações realizadas por algumas das empresas fornecedoras de purificadores de água pretende-se, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água que chega a sua casa pela rede pública tem uma má qualidade.

Recomenda-se que, em caso de dúvida, e antes de se decidirem pela aquisição de um equipamento doméstico para o tratamento de água, os consumidores afiram, junto das suas entidades gestoras dos serviços públicos de abastecimento de água ou junto da ERSAR, a qualidade da água que têm disponível na torneira. É naturalmente um desperdício de recursos financeiros, técnicos e até ambientais tratar uma água que não necessita desse tratamento.

Município de Arcos de Valdevez
Top