Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

VII Medicina na Periferia conta com o apoio da Câmara Municipal

VII Medicina na Periferia conta com o apoio da Câmara Municipal
05 Abril 2011

 8, 9 e 10 de Abril de 2011 no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez

Introdução e Objectivos Gerais

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), da Universidade do Porto, irá realizar nos dias 8, 9 e 10 de Abril de 2011, mais uma edição do projecto Medicina na Periferia, no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez com a colaboração da Câmara Municipal.

Este projecto visa ajudar a cumprir um dos principais objectivos do Departamento de Medicina, o de complementar a formação curricular do actual plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina, apresentando, simultaneamente, uma importante utilidade pública, em termos de educação para a saúde e detecção de factores de risco nas populações mais carenciadas de acesso aos cuidados de saúde.

Assim, para além da utilidade pública acima descrita, este projecto foi desenvolvido de forma a possibilitar ao estudante do curso de Medicina do ICBAS um contacto com a realidade da prestação de cuidados de Saúde em regiões mais periféricas do norte e centro de Portugal.

Esta iniciativa permite ainda colocar em prática conhecimentos adquiridos, desenvolver capacidades de interacção com o doente e população geral e intervir junto da comunidade em prol da Medicina Preventiva - acto primordial para uma maior qualidade de vida e de inquestionável utilidade pública para as populações abrangidas.

Descrição da Actividade

Cinco estudantes de Medicina do ICBAS estarão no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez durante os dias 8, 9 e 10 de Abril de 2011.

Estes estudantes, para além de terem iniciado obrigatoriamente as disciplinas do ciclo clínico (estudantes a partir do 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina), receberão ainda formação mais específica para a realização da actividade, ministrada por profissionais de saúde que exerçam as suas funções no Hospital de Santo António (Centro Hospitalar do Porto) ou que trabalhem como docentes no Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS.

Em termos de objectivos específicos, dirigidos à população adulta (idades superiores a 18 anos), pretende - se que sejam realizados pelos estudantes:

  • Determinação do score de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e identificação de outros factores de risco cardiovasculares, com determinação da glicemia capilar, do índice de massa corporal e do perímetro abdominal.
  • Medição da tensão arterial.
  • Educação para a saúde, sobretudo relativamente aos principais sinais de alarme de entidades importantes e em que o tempo decorrido até à prestação de cuidados é decisivo para a evolução da doença e para o prognóstico, como o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), e relativamente à importância da adopção de estilos de vida saudáveis.

Todos os dados colhidos serão submetidos a análise estatística, para que, nos casos em que sejam detectadas populações de alto risco, as entidades competentes possam ser informadas.

A utilidade de iniciativas como esta é inegável, tanto para as populações onde se intervém, como para os estudantes de medicina participantes.

Para além dos aspectos mencionados anteriormente, pela primeira vez nos

Sete anos da realização desta actividade, foi pedida a colaboração às associações de estudantes de duas faculdades de Medicina Dentária do Porto, de forma a que cada localidade receba ainda dois estudantes de Medicina Dentária, para a realização de um check up dentário à população.

Horário da Actividade a realizar no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez nos dias 8, 9 e 10 de Abril:
Sexta-Feira (14h - 19h)

Sábado (14h - 19h)

Domingo (9h - 13h)

 

 

 

Município de Arcos de Valdevez
Top