Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Os Arcos da Música – arcuense Teófilo Pimentel homenageou personalidades e grupos que influenciaram a cena musical de Arcos de Valdevez

Os Arcos da Música – arcuense Teófilo Pimentel homenageou personalidades e grupos que influenciar...
arcos_da_musica3
arcos_da_musica4
arcos_da_musica5
arcos_da_musica6
27 Janeiro 2011

No passado dia 22 de Janeiro, sábado, o arcuense Teófilo Pimentel juntou, no auditório da Casa das Artes arcuense, alguns músicos amigos seus para dar corpo ao projecto Os Arcos da Música, uma iniciativa que teve como principal objectivo homenagear personalidades e grupos que influenciaram a cena musical de Arcos de Valdevez durante os anos 60.

O músico, que dá a cara pelo projecto Teófilo and Friends e já costuma actuar em bares com as vozes Kati Gaio e Áurea Gomes, avançou ter decidido fazer uma noite musical diferente, homenageando alguns arcuenses amigos de outras épocas, graças à sua vivência nos Arcos de Valdevez onde, nos anos 60, existiram bandas de grande qualidade, cada uma com o seu estilo e muito à frente daquilo que existia nas Vilas e cidades vizinhas, como os Bárbaros, Os Taranto ou os Turma Académica, e às experiências que teve por outras paragens: "Nos últimos anos, em todos os lados em que estive sempre existiu um intercâmbio entre artistas e um local onde podiam realizar projectos pontuais, ao contrário dos Arcos, onde via sempre bons músicos, mas a actuarem sozinhos, sem qualquer tipo de comunicação entre eles. Então, decidi começar a juntá-los em bares... Dava a cara e chamava essa gente. Arcos da Música surgiu daí. Fiz ligação ao passado e às pessoas que têm influência na nossa formação e são responsáveis pelas pessoas que aqui estão" referiu.

O auditório da Casa das Artes concelhia encheu para ouvir Teófilo Pimentel, Áurea Gomes, kati Gaio, Miguel Fernandes, Nuno Araújo, Paulo Freitas, Rui Dantas, Sílvia Mota, Zézé Fernandes e Diogo Penha num espectáculo que relembrou temas tocados por amigos seus de infância, como Nurmi Rocha, João Dias ou Miro Castilho e ainda lembrou pessoas que apesar de não perceberem nada de música patrocinavam a juventude que a queria fazer.

Em Arcos de Valdevez existia uma actividade criativa fora do vulgar e muitas foram as figuras marcantes dos anos 60 na localidade, daí Teófilo Pimentel afirmar que gostaria de ter elaborado o espectáculo um pouco mais, no entanto disse ter ficado "muito contente com a honestidade do show. Todos os músicos estiveram no palco de uma forma maravilhosa e foi como se estivéssemos em casa, tendo a audiência contribuído activamente para o ambiente que se viveu."

Teófilo fez ainda questão de agradecer, tanto aos colegas, como à Casa das Artes todo o apoio dado, e à PC produções, pelo papel de destaque que teve na elaboração da apresentação dos slides de fotografias, feita ao longo do espectáculo.

Como a receita de bilheteira revertia integralmente para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o espectáculo contou com a presença da vice-presidente das Comemorações dos 70 Anos da Liga Portuguesa contra o Cancro que agradeceu o apoio dado pela Câmara Municipal.

No total, entre receita de bilheteira e merchandising, foram angariados 915€.

Município de Arcos de Valdevez
Top