Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Decorreu em Arcos de Valdevez a apresentação do livro ''25 Anos de Integração Europeia''

Decorreu em Arcos de Valdevez a apresentação do livro ''25 Anos de Integração Europeia''
apresentacao_livro_25_anos_integracao_europeia
exposicao_europa
jose_mocas
19 Janeiro 2011

Edição do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal é uma homenagem a todos os portugueses que trabalharam e trabalham na União Europeia; um tributo a quem contribuiu para construir uma realidade reconhecível pelos cidadãos e ainda o reconhecimento pela contribuição dos cerca de 130 eurodeputados portugueses na edificação da União.

Teve lugar no passado sábado, 15 de Janeiro, no Auditório da Casa das Artes concelhia, a apresentação da obra "25 Anos de Integração Europeia", uma edição da responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal que contou com a concepção, direcção e produção editorial da Princípia Editora.

Francisco Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, presidiu a sessão, ao lado do Director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Paulo Santo, de José Manuel Fernandes, eurodeputado, Henrique Mota, representante da Editora, e Nuno Soares, Director da Casa das Artes, destacando o facto desta iniciativa, de relevo, decorrer no concelho e não nos grandes centros, como é usual acontecer, fazendo também alusão à importância desta publicação que reflecte a História da edificação de um espaço, hoje, dos mais desenvolvidos do Mundo, e, a uma União que tem permitido Paz num território habituado ao conflito, assim como um próspero desenvolvimento das Nações implicadas.

De igual modo afirmou serem muito importantes este tipo de considerações pois, "estamos num Mundo de incerteza quanto ao futuro e aos valores que implica cada vez mais uma maior reflexão", referiu.

O Eurodeputado Jose Manuel Fernandes fez uma breve resenha da História da construção da União Europeia, deixando claro ser um europeísta que defende um projecto Europeu sempre em construção, onde os cidadãos possam participar. Segundo o próprio, apesar das contrariedades de que este espaço foi alvo durante a sua construção, "a Europa tem proporcionado uma verdadeira mais-valia para todas as Nações" e acredita que "deste território de 500 milhões de habitantes se podem tirar partidos de sinergias".

Relativamente ao caso Português adiantou que Portugal tem de começar a saber aplicar melhor os 10,1 milhões de euros que tem disponíveis diariamente, sendo a solução para os problemas económicos que atravessa, "mais Europa e mais integração e começar a Governar a pensar não no imediato mas a médio e longo prazo".

Após esta sessão, José Moças apresentou o documentário "Povo que Canta: Soajo", rodado por Michel Giacometti na freguesia de Soajo, durante a década de 70 do século XX, e cuja figura central é Maria Touveda - mulher carpideira e encarregada por ir buscar o correio, tarefa que lhe levava três dias a realizar.

Este exemplar está inserido na edição completa e integral da filmografia do autor, realizada pela Tradisom, RTP e Jornal Público, e reflecte um Portugal que já não existe.

"Povo que canta" é um conjunto de 37 filmes autobiográficos da música regional portuguesa, realizados entre os anos 70 e 72 e passados em televisão entre 72 e 74.

No final, todos os presentes visitaram a exposição itinerante "Portugal Europeu: meio século de História".

Patente ao público até ao próximo dia 30 de Janeiro, esta mostra é uma viagem no tempo, através de 180 imagens e documentos ilustrativos das relações de Portugal com a Europa e o processo de integração europeia. Do fim da Segunda Guerra Mundial à primeira grande crise do regime ditatorial, da Guerra em África à queda do Estado Novo, do 25 de Abril de 1974 à adesão às Comunidades Europeias e ao Tratado de Lisboa, ela retrata mais de seis décadas de relações entre Portugal e a Europa.

Município de Arcos de Valdevez
Top