Passar para o Conteúdo Principal
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Inaugurado o Parque Biológico do Mezio

Inaugurado o Parque Biológico do Mezio
parque_biologico_do_mezio__2_
parque biologico do mezio (17)
parque biologico do mezio (18)
parque biologico do mezio (25)
parque biologico do mezio (3)
parque biologico do mezio (5)
parque biologico do mezio (24)
parque biologico do mezio (16)
parque biologico do mezio (23)
parque biologico do mezio (9)
parque biologico do mezio (27)
parque biologico do mezio (12)
parque biologico do mezio (10)
parque biologico do mezio (4)
parque biologico do mezio (20)
parque biologico do mezio (11)
parque biologico do mezio (14)
parque biologico do mezio (26)
parque biologico do mezio (8)
parque biologico do mezio (6)
parque biologico do mezio (22)
parque biologico do mezio (15)
parque biologico do mezio (21)
parque biologico do mezio (19)
parque biologico do mezio (7)
parque biologico do mezio (13)
19 Setembro 2022

Espaço, é o primeiro do género no território do Parque Nacional e integra 22 espécies de animais, além de plantas e árvores autóctones

 

 

Foi inaugurado esta quinta-feira o Parque Biológico da Porta do Mezio, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Marçal Lopes Catarino.

Para o Presidente da autarquia este é um projeto “mobilizador na área da educação ambiental, do conhecimento e valorização do património natural e cultural do PNPG. (…) concilia os interesses da visitação com os objetivos da preservação e conservação da biodiversidade, valoriza e divulga as várias espécies de fauna e flora autóctone”. Ao mesmo tempo, acredita que vá contribuir para dinamizar ainda mais o território ao nível do turismo, alojamento e restauração, através da atração de mais visitantes. “É mais um motivo de atração de visitantes para o PNPG e Arcos de Valdevez. É um projeto que incrementa a atratividade da Porta do Mezio, diversifica a oferta de turismo de natureza, cria emprego e rendimento e é mais uma oportunidade para ajudar a fixar e atrair pessoas”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

Este equipamento, o primeiro do género no território do Parque Nacional, permitirá aos visitantes o contato direto com a fauna e flora do parque nacional desta reserva natural, acrescentando-lhes valor eco-turístico. Este projeto visa, ainda, dotar o território de um equipamento capaz de dar uma resposta adequada à crescente procura ao nível do Turismo de Natureza, tendo presente o equilíbrio entre as práticas de visitação e a preservação e conservação dos valores naturais em presença.

O parque irá apresentar ao todo uma seleção de cerca de 22 espécies de animais, selvagens como o javali, o corço e o veado, e domésticos, entre as quais 12 raças autóctones, como a galinha-preta-Lusitânica, a ovelha-churra-do-Minho e a vaca Cachena, inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica, de acordo e em cumprimento com as regras de bem-estar animal.

O Parque Biológico da Porta do Mezio, é um projeto implementado em duas fases. Numa primeira fase, foi apoiado pelo programa Norte 2020, sendo o valor elegível do projeto de 350 mil euros. Numa segunda fase foi apoiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Eixo 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um valor elegível de cerca de 800 mil euros.

A Câmara Municipal investiu neste projeto mais de 500 mil euros.

 

AUTARCA FAZ SOLICITAÇÃO AO GOVERNO

 

Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas em Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves solicitou a criação de um investimento financeiro específico para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que reforce o apoio aos projetos e incentivos do plano de valorização e cogestão do PNPG.

Top