Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festas de Nossa Senhora da Lapa

Festas de Nossa Senhora da Lapa
04 Agosto 2022

 

Festas concelhias de Arcos de Valdevez

 

As festas do concelho, as festas em honra de Nossa Senhora da Lapa estão de regresso de 5 a 14 de Agosto.

Durante mais de uma semana o concelho volta a reviver tradições, a valorizar o património cultural e a dar relevo às suas raízes. As ruas engaladas a preceito são alvo de uma grande afluência de pessoas, as quais vêm à sede do concelho para participar e assistir às atividades realizadas, conviverem nas Tasquinhas, assistirem a momentos musicais variados, entre muitas outras atividades.

João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal vê com alegria o regresso da realização das Festas maiores do concelho em pleno, afirmando que estas são “um momento de celebração da nossa Fé e da nossa Cultura, com muitas iniciativas culturais, religiosas, desportivas e lúdicas.”, enfatizando “O entusiasmo das pessoas, o folclore a banda de música, o cortejo etnográfico, os bailes, a Festa do rio, a Missa e Procissão, o fogo de artificio, bem como outros momentos enchem de brilho e vivacidade as festas concelhias”.

Este ano o programa antecipa a noite das Rusgas para dia 5 de agosto, sexta-feira, e no dia 6, traz até ao Anfiteatro do Trasladário o fadista, com raízes arcuenses, Marco Rodrigues.

O Folclore terá destaque nos dias 7 e 8 de agosto, com o Festival “Terras de Valdevez”.

A organização volta a fazer uma maior aposta na Juventude e, para além da realização do Ínsua do Vez Summer Sessions, que traz até à beira rio uma panóplia de Dj´s bastante conhecidos do panorama musical português, no Dia do Jovem (11 de agosto), os Expensive Soul irão dar um espetáculo no Anfiteatro do Trasladário.

O Cortejo Etnográfico voltará a realizar-se na noite de dia 12 (sexta-feira).

A Festa do Rio com barcos alegóricos, um dos momentos altos das festas e um elemento distintivo e diferenciador das Festas Concelhias, retorna no sábado, dia 13. Este ex-líbris da programação das festividades, será complementado com música e fogo-de-artifício, abrilhantando assim o cenário junto à Ponte Centenária, a Praia Fluvial da Valeta e o Rio Vez.

A programação conta ainda com a Festa do Emigrante, os cantares ao desafio, a atuação de vários grupos musicais do concelho, ou o célebre malha-malha de bombos.

Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo (14 de agosto) à tarde, dois dos pontos altos das festividades que, como habitualmente, se espera que reúnam inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa.

As festividades encerrarão com a atuação da Banda da Sociedade Musical arcuense.

As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas.

João Manuel Esteves espera “que as Festas contribuam para fortalecer e envolver toda a comunidade arcuense, os residentes e emigrantes, na construção do futuro de Arcos de Valdevez”.

As Festas de Nossa Senhora da Lapa são organizadas pela associação de Festas, em colaboração com a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.

Programa completo em www.cmav.pt

 

 

 

Top