Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Presidente da Câmara Municipal participa na Conferência final do projeto ARIEM PLUS

Presidente da Câmara Municipal participa na Conferência final do projeto ARIEM PLUS
1a5ec673_c6e3_45a4_afc2_dd3c668220f4
024b64a7_c983_4898_a068_c3da0e6bed48
25 Novembro 2021

 

O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, em representação da CIM Alto Minho, participou no evento final do projeto transfronteiriço ARIEM+. O projeto, implementado na zona de fronteira, tem como objetivo ser um referencial de boas práticas internacionais nas áreas de salvamento e emergência.

Este evento, que contou com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, reuniu os diversos parceiros do projeto, nomeadamente a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho); a Agência Galega de Emergências (AXEGA), beneficiário principal; a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM); a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Junta da Galiza e a Junta de Castela e Leão.

Nesta sessão, o autarca ressalvou a importância do projeto para aumentar a resiliência do território perante os riscos naturais, bem como estabelecer protocolos de atuação conjunta, nas áreas do salvamento e emergência.

Cofinanciado pelo INTERREG VA Espanha-Portugal 2014-2020, este projeto visou a definição de um plano territorial de emergências transfronteiriças e a criação de uma rede unificada de gestão operacional de recursos humanos e materiais em situações de risco, de forma a permitirem, em conjunto, melhorar a gestão e a coordenação efetiva nas áreas de salvamento e emergência.

O ARIEM+ é um projeto de colaboração entre responsáveis da gestão e mobilização de recursos para as principais emergências do Norte de Portugal, do sul da Galiza e de Castela e Leão, cujos principais objetivos são aumentar a resiliência territorial face aos riscos naturais transfronteiriços e fomentar o investimento contra determinados riscos, garantindo a resiliência a catástrofes e desenvolvendo sistemas para a sua gestão.

No âmbito deste projeto transfronteiriço, foi possível entregar a várias Corporações de Bombeiros do Alto Minho, kits para operações de resgate e salvamento para intervenção em derrames de matérias perigosas e de monitorização e seguimento de fogo tático.

Por outro lado, organizaram-se diversas ações de capacitação no âmbito da proteção e socorro, dinamizadas pela Escola Nacional de Bombeiros; ações piloto de uso de fogo controlado/ fogo de supressão para a prevenção e combate dos incêndios florestais; assim como, em novembro de 2019, o seminário transfronteiriço FIRECAMP 2019.

Considerando o resultado deste projeto transfronteiriço, o autarca relevou a importância de se apresentar uma nova candidatura.

 

 

Top