Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reunião Ordinária de 13 de setembro 2021

Reunião Ordinária  de 13 de setembro 2021
14 Setembro 2021

 

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA:

No Período antes da Ordem do Dia foi aprovado um voto de pesar e aguardado um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio;

O sr. Presidente informou que foi celebrado um protocolo de colaboração com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca para apoiar os produtores de gado bovino, caprino e ovino, através do qual a Câmara irá comparticipar em metade do valor os custos com a vacinação dos animais. O protocolo de colaboração assinado com a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca tem o valor global de 42.500 euros, e, através desta formalização caberá à mesma a gestão do processo relativo aos pagamentos aos produtores.

De igual modo deu nota da assinatura dos protocolos de colaboração com 49 Associações Desportivas, Culturais e Recreativas Arcuenses, no valor global de 300 mil euros;

Também deu nota da estreia, no passado dia 8 de setembro, da série da RTP1 “Chegar a Casa”, filmada em Arcos de Valdevez;

O sr. Presidente também informou que esteve cá a Diretora Regional da Cultura Norte para visitar o Santuário da Peneda, a qual deu conta do envolvimento e do ponto de situação do processo de classificação deste santuário, como sendo de interesse nacional;

Neste período também deu nota da celebração do protocolo com as Finanças do Distrito de Viana do Castelo, no âmbito da mobilidade de um funcionário do Município para a Autoridade Tributária.

Por fim, a Vereadora da Educação informou a Câmara das diligências que estão a ser tomadas no âmbito do início do ano letivo, dando nota que tudo funcionará dentro normalidade. Mantém-se a transferência dos alunos do 2º ciclo para os Centros Escolares de Távora e Sabadim. O transporte dos alunos será feito nos mesmos moldes do ano passado; relativamente às refeições passarão todas a ser realizadas nas cantinas, deixando de existir a modalidade take away.

Obras de Serralharias em Espaços Urbanos e Edifícios Municipais: foi aprovado o auto de consignação da empreitada acima referida, adjudicada à empresa António Pereira Cerqueira, pelo valor de 24.947,50 euros e pelo prazo de execução de 90 dias. 

EMPREITADA DE RECUPERAÇÃO DA DERROCADA DE SISTELO - ARCOS DE VALDEVEZ: foi aprovado dar início ao procedimento concursal tendente à adjudicação da empreitada de “RECUPERAÇÃO DA DERROCADA DE SISTELO - ARCOS DE VALDEVEZ”, pelo preço base de 946.526,86 euros, e prazo contratual de 120 dias.

DESENVOLVIMENTO

PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE  EMPREENDIMENTO TURÍSTICO –HOTEL 4*: foi aprovado o pedido apresentado pela empresa Quinta de Parada – Empreendimentos Turísticos, Lda., com o NIF 516514423, para o licenciamento de Empreendimento Turístico  - Hotel  4 *,  sito  na Quinta de Parada, União de Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador), Vilafonche e Parada, com 54 unidades de alojamento/quartos e  capacidade de alojamento para 108 hóspedes.

PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO DE EDIFICAÇÃO: - foi aprovado o pedido apresentado pela empresa EMIR  - Estruturas Metálicas e Indústria de Retificação, Lda., NIF 504552937,   para a realização de operação urbanística no Lote nº14 , do Parque Empresarial de Padreiro.

Esplanadas do Vez - Espaço de Promoção e Comercialização de Produtos Regionais - Reabilitação de Espaços Interiores: foi aprovado dar início ao procedimento concursal tendente à sua adjudicação, pelo preço base de 145.000,00 euros e prazo contratual de 150 dias.

PEDIDO DE RECONHECIMENTO DO DIREITO à ISENÇÃO DE IMt - IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE A TRANSIÇÃO ONEROSA DE IMÓVEIS, de acordo com o regulamento municipal para concessão de incentivo fiscal à aquisição de habitação por jovens no concelho de arcos de valdevez: foi reconhecido o direito à isenção de IMT para jovens a uma requerente do concelho.

No âmbito do Programa de Apoio, Beneficiação e Manutenção de Infraestruturas, foi aprovado apoiar a Associação Juventude Associada de Rio de Moinhos em 3.500,00 euros, para ajudar a fazer face aos custos com a construção de um muro de suporte junto à sede da associação.

OCUPAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO COM ESPLANADA: foi aprovada a licença de utilização relativa a esplanada do “Café Jovem". 

Reabilitação, construção e beneficiação de vias municipais - Bloco 8 (Obras Acessórias, drenagens e pavimentação): foi aprovado o pedido de prorrogação de prazo da obra por mais 150 dias, a título GRACIOSO, sem direito a revisão de preços durante este período.

Reabilitação, construção e beneficiação de vias municipais - Obras de alargamento e pavimentação - Lote 1: foi aprovado o pedido de prorrogação da obra por mais 107 dias, a título GRACIOSO. 

Mobilidade Urbana - Entrada Norte - Avenida de ligação da Rotunda da Solidariedade à Rotunda da Variante: foi aprovado o pedido de prorrogação do prazo a título GRACIOSO por 39 dias, isto é, até 29 de outubro de 2021, devendo ser solicitado ao empreiteiro a apresentação do plano de trabalhos ajustado e o correspondente plano de pagamentos. 

Reabilitação, Construção e beneficiação de Vias Municipais - Obras de alargamento e Pavimentação - Lote 3: foi aprovado o pedido de prorrogação do prazo de execução, por mais 90 dias, ou seja, até 22/11/2021, a título gracioso.

Escola Padre Himalaya - Alteração e Ampliação do Jardim de Infância: foi aprovada nova prorrogação do prazo de execução, a título gracioso, por mais 30 dias, ou seja, até 30/09/2021. 

Escola Básica Prof. António Melo Machado - Drenagens e Pavimento Exteriores: foi aprovada a prorrogação do prazo de execução, a título gracioso, por mais 30 dias, ou seja, até 30/09/2021. 

CENTRO INTERPRETATIVO DO SOAJO - Alteração e adaptação funcional de edifício: foi aprovada a prorrogação do prazo da obra, a título gracioso por 61 dias. 

OFICINA DA CRIATIVIDADE HIMALAYA – ADAPTAÇÃO DE ESPAÇO PARA LABIRINTO E ARRANJOS EXTERIORES: foi autorizada a substituição do desconto para garantia do contrato, no valor de 14.769,40 euros, por garantia bancária. Apresenta para o efeito, Garantia Bancária n.º 00125-02-2268957, do Millenium bcp, no valor de 14.769,40 euros. 

EXECUÇÃO DE CAIXILHARIA E ESTORES DO BLOCO 4 DA EB 2,3/S: foi autorizada a substituição do desconto para garantia do contrato, no valor de 13.086,00 Euros, por garantia bancária.

REABILITAÇÃO, CONSTRUÇÃO E BENEFICIAÇÃO DE VIAS MUNICIPAIS - EXECUÇÃO DE TRABALHOS DE DRENAGEM, PAVIMENTAÇÃO E OBRAS ACESSÓRIAS - CABREIRO, COUTO E RIO FRIO: foi aprovado o valor definitivo da revisão de preços dos autos n.º 1 a 5 da obra supracita, no valor de -952,70 euros (menos novecentos e cinquenta e dois euros e setenta cêntimos), ou seja, valor a ser restituído ao Município.           

Pavilhão Municipal de Arcos de Valdevez - Reabilitação das Coberturas e Fachadas: foi aprovado o valor definitivo da revisão de preços dos autos de medição n.º 1 a n.º 4 da obra supracitada no valor de 805,00 euros.         

Execução de Caixilharia e Estores do Bloco 4 da EB 2,3/S: foi aprovado o valor definitivo da revisão de preços dos autos de medição n.º 1 a n.º 4 da obra supracitada no valor de 571,80€.         

Execução de Obras de Urbanização em Falta no Loteamento de Mira Barca em Prova – Paçô: foi aprovada a receção definitiva assim como a restituição dos depósitos de garantia da obra e cancelamento das respetivas garantias bancárias para garantia do contrato.

Reforço do Abastecimento de água ao sistema Mezio a partir de Ermelo: foi aprovada a prorrogação do prazo solicitada a título GRACIOSO, sem direito a revisão de preços, por 154 dias, isto é, até 19 de novembro de 2021.          

Expansão da rede de saneamento a Souto e Santar - Bacia de drenagem 2 - Prova – Paçô: foi aprovada uma prorrogação LEGAL do prazo até 28/10/2021, isto é, de 85 dias, a fim de o empreiteiro conseguir concluir a execução dos trabalhos.         

REQUALIFICAÇÃO ARBÓREA DA ÁREA ENVOLVENTE DA ZONA RIBEIRINHA DO VEZ E ZONA URBANA DA SEDE DO CONCELHO - ANO 2021: foi aprovado o relatório final de adjudicação do procedimento acima referido ao concorrente Árvovalor, Unipessoal, Lda., pelo valor de € 39.972,00, mais IVA.

Top