Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“De Volta à Praça” regressa a Arcos de Valdevez

“De Volta à Praça” regressa a Arcos de Valdevez
28 Julho 2021

 

1 de agosto no Jardim dos Centenários

 

Parceria com o Coliseu do Porto e o Teatro Nacional São João

 

 

O projeto de Volta à Praça vai regressar a Arcos de Valdevez no próximo dia 1 de agosto para dois espetáculos no Jardim dos Centenários, de entrada gratuita.

Às 18h00 estará em cena a Companhia Erva Daninha, a qual tem como missão a criação de circo contemporâneo explorando o diálogo entre diferentes expressões das artes performativas.

Este grupo irá apresentar o espetáculo “Trator”. Um novo espetáculo para espaço público e alternativo. Um projeto coreográfico que coloca os corpos e um trator em diálogo através do cruzamento das técnicas de circo e da dança. Uma pesquisa acrobática onde se procura investigar sobre a simbiose máquina-homem, a relação do corpo com o objeto e com o espaço. Um espetáculo que procura ser poético, abrangente e com uma dramaturgia abstrata e simbólica que trabalha um trator e dois acrobatas num espaço circular, um confronto simbólico associado à identidade do território.

Pelas 22h00 atuará no mesmo local a companhia de teatro Palmilha Dentada.

O Teatro da Palmilha Dentada tem no café-teatro uma das suas linguagens de eleição, aquela de que mais vezes se serve para abordar e provocar o público a exercícios de reflexão mais exigentes, tornando-se marca de reconhecimento. Em “Indefensável” retoma essa gramática, aliada ao vaudeville e ao teatro de revista, ao humor visual, ao circo e ao concerto musical, num espetáculo por quadros, onde se compromete a defender o indefensável. É um espetáculo, para todas as idades, falantes ou não da língua portuguesa, sem moralismo ou moralidade, onde é exposta a defesa de situações indefensáveis estimulando o sentido crítico da audiência no confronto com o indefensável. Fica ao público a decisão de se revelar, de se manifestar, ou, se preferir, continuar a aceitar como peculiaridade cultural a xenofobia suave dos sapos à entrada dos estabelecimentos comerciais, a insistir que entre marido e mulher não se mete a colher. O café-teatro sempre foi uma das vertentes criativas do Teatro da Palmilha Dentada, esta proposta junta teatro, circo, música, humor visual e absurdo num espetáculo para toda a família. Este é um espetáculo pensado para tenda e uma praça calma, jardim ou descampado.

O projeto de Volta à Praça é um Programa Saltimbanco que salta de concelho em concelho com espetáculos de circo com teatro e dança à mistura. O Coliseu Porto Ageas e o Teatro Nacional São João fazem-se à estrada para levar os seus melhores programas a várias localidades do Norte do país.

Acompanhados pela Orquestra Circo Coliseu, com música original de Filipe Raposo, e apresentados pelo mestre-de-cerimónias Rui Paixão, os artistas presentes neste cartaz fazem uma síntese entre o circo clássico e o contemporâneo, com números devedores a ambas as tradições. Entre nomes incontornáveis e famílias que se dedicam ao circo há várias gerações, o Circo do Coliseu Ageas dá também o palco a novos e novíssimos artistas e números, sempre numa perspetiva da procura do inédito e singular enquanto procura afirmar as facetas mais alegres das nossas vidas.  

 

Top