Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Rochas que contam histórias” em Arcos de Valdevez

“Rochas que contam histórias” em Arcos de Valdevez
gondiao
tibo_gavieira
17 Setembro 2020

 

O Município de Arcos de Valdevez tem como um dos objetivos da sua estratégia de desenvolvimento a vertente ambiental. Desta forma, tirando partido das caraterísticas do seu território, rico em recursos naturais, como a Reserva da Biosfera do Parque Nacional Peneda-Gerês, surge o projeto “Rochas que Contam Histórias”.

Este projeto, direcionado à comunidade jovem e escolar, tem como objetivo criar instrumentos de sensibilização e educação ambiental que permitam realçar e comunicar os valores naturais do território, disponibilizando informação, apoiando a sua visitação e o seu conhecimento.

De forma inovadora, esta operação vem tornar Arcos de Valdevez, num grande centro interpretativo, onde se vão identificar e interpretar um conjunto diverso de valores naturais, destacando a geologia e geomorfologia e a sua relação com os restantes valores naturais presentes.

Esta operação inclui a criação de um Plano Geoeducacional, o desenvolvimento de um Atlas da Geodiversidade, a elaboração de Conteúdos para a Valorização de Percursos Pedestres, bem como, Conteúdos Digitais para Visitação Virtual. Para além disso, suporta ainda o desenvolvimento de uma Aplicação Móvel (App) e de um Portal de Internet de última geração, dedicada à geodiversidade, ao património geológico, faunístico e florístico de Arcos de Valdevez. Consta ainda no projeto a elaboração de um Documentário de curta duração, a execução de Painéis Interpretativos, Unidades Interativas 3D, Postos Interativos Tácteis, Placas Sinalizadoras e Interpretativas, com conteúdos de suporte à visitação, e execução de Estruturas para colocação de código QR.

A candidatura “POSEUR-03-2215-FC-000059 – Rochas que Contam Histórias – Arcos de Valdevez”, é cofinanciada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um Investimento Elegível de 342.555,00€ e Comparticipação Comunitária de 291.171,75€.

O Município, com esta operação, pretende desafiar a população escolar a explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente, contribuindo, em simultâneo, para a promoção e sensibilização ambiental dos cidadãos, o estudo de temáticas ligadas ao ambiente, e a promoção da Reserva da Biosfera do PNPG, nomeadamente, a gestão e promoção dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável desta área de excelência ambiental.

 

 

Top