Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município de Arcos de Valdevez investe 900 mil euros em Ação Social Escolar

Município de Arcos de Valdevez investe 900 mil euros em Ação Social Escolar
03 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir, no ano letivo 2020/2021, cerca de 900 mil euros em transportes escolares, refeições e auxílios económicos a alunos do concelho.

Uma vez que, devido à pandemia de Covid-19, o presente ano letivo terá de ser articulado de uma nova forma.

Nesse sentido, foi criado um plano de transportes complementar àquele que é realizado todos os anos. O referido plano inclui o recurso à implementação de circuitos especiais para alunos, oferecendo o transporte aos alunos de forma ajustada aos horários de funcionamento das escolas. No que diz respeito ao transporte escolar o investimento global previsto é de 650.921,30€.  O número de alunos estimado para transportar no próximo ano letivo é de 855, distribuídos pelos diferentes níveis de ensino. Assim, serão abrangidos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo, 404 alunos, do 3º ciclo, 210 alunos, do secundário e ensino profissional, 241 alunos.

A ação social escolar contemplada uma verba de 30.000,00 euros, para atribuição de auxílios económicos a alunos carenciados do 1º e 2º ciclo do ensino básico. A Câmara Municipal assegura um apoio direto aos alunos através da oferta e comparticipação no valor total de livros de fichas, abrangendo 748 alunos. A autarquia pretende com este apoio garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolares aos alunos de agregados familiares, cuja situação económica não lhes permite suportar integralmente os encargos decorrentes da frequência da escola.

A nível de refeições, a Câmara Municipal prevê celebrar protocolos, tendo em vista o fornecimento de refeições escolares no valor total de 162.496,80 euros, destinadas aos alunos dos jardins de infância de Soajo, Vila Fonche, Giela e Paçô e aos alunos do 1º ciclo da EB de Arcos de Valdevez.

Para além disso, o Município vai, com uma verba de 50.270,00 euros, contratar docentes para realizar o acompanhamento necessário aos alunos nas Atividades de Enriquecimento Curricular.

A educação é uma prioridade para o Município de Arcos e Valdevez. Neste período inesperado de crise económica e social, o reforço de medidas de apoio à educação e às famílias revela-se crucial, contribuindo, em simultâneo, para a promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades no acesso à educação e da inclusão social.

Município de Arcos de Valdevez
Top