Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município Arcuense assina protocolo para Apoio às Vítimas de Violência Doméstica

Município Arcuense assina protocolo para Apoio às Vítimas de Violência Doméstica
06 Março 2020

O Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março, também serve para alertar a sociedade acerca de temas como a violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. 
Embora atual, a luta pelos direitos das mulheres atravessa séculos. Um tema corrente, e cada vez mais preocupante, a violência doméstica, faz, por parte da Autarquia, em conjunto com outras entidades públicas, agir, efetivamente, de modo a prestar assistência e apoio às vítimas. É importante trabalhar na prevenção e no combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, na eliminação dos estereótipos e no combate à discriminação.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, a CIM Alto Minho, os Municípios do Alto Minho, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e um conjunto de outras entidades públicas, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, 2018-2030, “Portugal + Igual”, (ENIND), realizaram um protocolo para a territorialização da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica.
O referido protocolo foi aprovado, na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, no dia 27 de fevereiro, e tem por objetivo desenvolver um processo de territorialização das respostas de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (VMVD), através da ação em rede, e promover as condições necessárias ao atendimento, encaminhamento, apoio e proteção das vítimas de VMVD. 

Top