Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

E-Gov Alto Minho 2020: Município de Arcos de Valdevez - - Promoção das TIC´s nos serviços Públicos –apoiado por fundos da União Europeia

E-Gov Alto Minho 2020: Município de Arcos de Valdevez - - Promoção das TIC´s nos serviços Públicos –apoiado por fundos da União Europeia
15 Outubro 2019

 

Município encontra-se a melhorar o seu portal oficial, bem como a criar novos sítios da internet dedicados ao turismo, atividade económica e novas aplicações mobile

 

A Câmara Municipal encontra-se a levar a efeito a candidatura “EGOV Alto Minho 2020 – Município de Arcos de Valdevez”, a qual apresenta como objetivo estratégico promover a transição do Município de Arcos de Valdevez para um território inteligente e sustentável, onde a tecnologia é colocada ao serviço da criatividade, inovação e participação.

Pretende-se disponibilizar informação sobre a atividade turística, cultural, económica, administrativa e promocional do território municipal; e ligar elementos físicos (coisas) ao digital, criando uma rede de disponibilização de informação contextual.

Atualmente o Município de Arcos de Valdevez disponibiliza vários canais de interação com os cidadãos, no entanto, alguns deles estão já desatualizados face às tecnologias atuais. Assim sendo, pretendeu-se construir um Portal Municipal intuitivo com interoperabilidade com outros portais e serviços online bidirecionais com autenticação com o cartão do cidadão, disponíveis em multiplataforma (pc, mobile, tablet, entre outros).

É intuito da Autarquia otimizar a estrutura do site, de forma a obter estruturas de fácil navegabilidade, promovendo a utilização das tecnologias de informação e comunicação, como instrumentos de consolidação e promoção do território inteligente e sustentável.

Naquilo que toca à aquisição de uma aplicação mobile municipal, pretende-se que funcione nos três sistemas operativos em uso: iOS, Android e Windows, que suporte a disponibilização de um conjunto alargado de serviços, bem como a comunicação de diferentes ocorrências, por parte do munícipe. Através desta aplicação a Edilidade poderá, em tempo real, disponibilizar rápida e facilmente informações, publicitar notícias e eventos, pontos de lazer ou guia turístico (o que visitar, onde comer, onde ficar, onde comprar), permitindo ainda, reforçar a sua visibilidade não só a nível local mas a nível global já que o município chegará ao ecrã de milhares de smartphones espalhados pelo mundo.

Em suma, pretende-se fazer a disponibilização de serviços públicos eletrónicos de âmbito regional e local, direcionados para o cidadão e para as empresas, que proporcionem formas flexíveis e personalizadas de interagir com a administração pública e uma diminuição de custos de contexto.

A Operação NORTE-09-0550-FEDER-000039 - E-GOV ALTO MINHO 2020: Município de Arcos de Valdevez - Promoção das TIC'S nos serviços públicos, cofinanciada pelo FEDER, Programa Operacional NORTE2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 9 - Capacitação Institucional e TIC e com um Investimento Elegível de 242 923,27 € e Comparticipação Comunitária de 206 484,78 €.

Top