Passar para o Conteúdo Principal
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez - 📒✏️Educação para todos📒✏️

 Arcos de Valdevez -  📒✏️Educação para todos📒✏️
19 Setembro 2019
 
 
A Educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável de um território e é pensar nisso que a Câmara Municipal investe uma grande parte do seu orçamento, nomeadamente ao nível da melhoria das escolas, nas boas condições de ensino e na perspetiva de dar oportunidades iguais a todos os alunos.
O Município tem apoiado financeiramente a aquisição de livros e material didático, os transportes e as refeições escolares, o desenvolvimento de atividades de apoio à família e de enriquecimento curricular, a aquisição de equipamento básico e a conservação e manutenção dos vários equipamentos e edifícios escolares distribuídos pelo concelho.
Nos últimos 5 anos investiu mais de 10 milhões de euros nesta área. Houve o triplo do investimento na ação social escolar; foram duplicadas as bolsas de estudo para o ensino superior, tendo entregado 42 bolsas; e este ano letivo os transportes escolares são gratuitos para todos os alunos desde o pré-escolar ao secundário.
Os alunos da EB 2,3/S iniciaram o ano letivo numa escola totalmente requalificada, um investimento superior a 4,1 M€, sendo certo afirmar que Arcos de Valdevez possui, hoje, uma das melhores e mais modernas escolas secundárias do País.
Relativamente às outras escolas do concelho, a sua manutenção também não foi descurada, tendo sido realizadas intervenções ao nível da melhoria das salas, dos polidesportivos, das salas de informática e robótica, bem como colocados novos bebedouros e papeleiras.
Foi reforçado o material didático e de desgaste nos jardins Infantis da rede pública, nomeadamente através da aquisição de livros, jogos, construções e mobiliário, bem como equipada uma nova sala, a terceira, do Jardim Infantil do Centro Escolar de Távora.
A componente de apoio à família, direcionada às crianças dos jardim-de-infância, também apresenta agora um leque mais alargado de atividades como música, dança e expressões plásticas.
Este prolongamento garante o acompanhamento e apoios adequados nos períodos de receção das crianças de manhã e após o fim das atividades regulares, mesmo nas interrupções letivas do Natal, Páscoa e mês de julho.
Para os alunos do 1ºciclo, a autarquia disponibiliza as AEC´s, atividades realizadas em parceria com o Ministério da Educação e Tecnologia que, para além das atividades desportivas, também disponibilizam, diariamente e em todos os dias da semana, as Atividades de Ensino do Inglês e da Música, com formação específica em cada uma destas áreas de aprendizagem.
A pensar nos níveis do insucesso escolar das escolas, as quais exigem que se desenhem estratégias eficazes de combate ao insucesso escolar, centradas e contextualizadas nos problemas locais e nas situações especificas de exclusão, foi criado o projeto “Schooll 4All Arcos de Valdevez”. Promovido pelo Município de Arcos de Valdevez em parceria com os grupamento de Escolas Valdevez, e que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Para a Autarquia todas estas iniciativas e apoios são apostas na educação daqueles que são o futuro de Arcos de Valdevez.
Top