Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Dia maior do Concelho voltou a ser assinalado em Arcos de valdevez

Dia do concelho 2019 2   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 4   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 9   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 13 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 10   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 20 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 23   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 29   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 30   copia 1 1024 2500
Dia do concelho 2019 31   copia 1 1024 2500
16 Julho 2019

 

  • Apresentação da publicação Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez
  • Apresentação do projeto José Rodrigues: Um Roteiro de Arte Pública
  • Homenagem ao escritor Teixeira de Queiroz

Arcos de Valdevez celebrou no passado dia 11 de Julho, o Dia do Concelho. “Este dia maior de todos os arcuenses”, começou cedo com o Hastear das Bandeiras, com participação dos Bombeiros Voluntários, Corpo Nacional de Escutas e Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, seguindo-se no auditório da Casa das Artes, a Sessão Solene de Comemoração do Dia do Concelho com a intervenção dos Presidentes da Assembleia, Francisco Araújo, e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, assinalou as várias iniciativas realizadas pela autarquia nos últimos tempos em áreas como a Educação, a Ação Social, o Associativismo, o Turismo, a cooperação existente entre os vários parceiros ou as acessibilidades.

“Promovemos um concelho com mais oportunidades,” afirmou o autarca, adiantando que a Câmara Municipal investiu nos últimos 5 anos mais de 10 milhões de euros na área da educação. Triplicou a ação social escolar, duplicou as bolsas de estudo para o ensino superior e revelou que no próximo ano letivo os transportes escolares serão gratuitos para todos os alunos desde o pré-escolar ao secundário. Entre outras obras, referiu a requalificação da EB 2,3/S, um investimento superior a 4,1 M€.

Naquilo que toca à promoção de um concelho mais inclusivo e solidário adiantou que “Com o Programa Repovoar pretendemos promover a natalidade e apoiar as famílias e atrair de pessoas, nomeadamente os nossos conterrâneos”, dizendo também que foi aprovado o regulamento que isenta de IMT na aquisição de casa por jovens e estão a ser desenvolvidas outras iniciativas para disponibilizar habitações ou terrenos a custos baixos para facilitar e incentivar a fixação de jovens no concelho.

O autarca referiu também o investimento feito ao nível das infraestruturas, revelando que Estão em curso no concelho muitas obras de vários milhões de euros.”

Destacou também o investimento feito em abastecimento de água e saneamento, adiantando que “em 2 anos foram realizados ou estão em curso investimentos no valor de 8 M€”.

Por outro lado, relevou também a conclusão das obras de reabilitação na Rua e largo de S. Bento entre outras, e da adjudicação do arranjo do Largo do Eiró em Soajo.

A reabilitação urbana foi outro dos pontos tocados, afirmando ser “uma realidade crescente e aproveita os incentivos municipais, por isso alargamos as ARUs, criando mais 5 em Soajo, Sistelo e Ermelo que permite reduzir o IVA, o IMI e o IMT, revitaliza os centros urbanos. “

“Promovemos um concelho com melhor emprego, mais inovador e próspero”, disse, destacando também, entre outros, o apoio que a Câmara tem dado às empresas através de muitos incentivos, benefícios e uma rede de parceiros. “Os resultados surgem, pois nos últimos 3 anos foram investidos 47 milhões de euros na criação e expansão de 23 empresas e criados mais 550 postos de trabalho.”

“Promovemos um concelho com mais dinamismo associativo, desportivo e recreativo”, disse, afirmando queHá uma crescente aposta na área Cultural. Reabilitamos a Igreja do Espírito Santo para Centro do Barroco, onde investimos mais de 1 milhão euros e criamos um novo paradigma na fruição de património e cultura, através do recurso a novas tecnologias como a realidade aumentada.”

“Promovemos um concelho mais atrativo para visitar”, assinalou revelando que segundo o site mundial de turismo Trivago, Arcos de Valdevez está em 1º lugar dos destinos Emergentes em Turismo de Natureza do Minho. “O número de dormidas subiu 14,3%.

“Promovemos um concelho em rede”, apontou, atestando queToda esta dinâmica é fruto do trabalho, envolvimento e entusiasmo de muitos, da Câmara Municipal e dos seus colaboradores, das Juntas de Freguesia e da Assembleia Municipal, das associações e instituições e das empresas, mas também do envolvimento ativo da população residente e dos emigrantes.”, dizendo também que  “A Câmara Municipal tem intensificado o relacionamento com as comunidades arcuenses no estrangeiro”.

“Promovemos uma governação assente na responsabilidade e proximidade com os arcuenses”, atestou, dizendo que “O nosso concelho é referenciado pela qualidade da sua governação, pois estamos nos primeiros 25 municípios dos 308 de todo País. Também subimos para o 3º lugar no distrito ao nível do “Portugal City Brand Ranking” em termos de atratividade para viver, visitar e negócios.”

Da programação do Dia do concelho fez ainda parte a apresentação do projeto José Rodrigues: Um Roteiro de Arte Pública, na Avenida Recontro de Valdevez, junto ao monumento evocativo; o Descerramento de placa de Homenagem ao escritor Teixeira de Queiroz; integrado no Programa do Centenário da morte do escritor (1919-2019), na Casa de Cortinhas, bem como o concerto musical: The Lucky Duckies no Jardim dos Centenários.

No dia 10 foi feita também, a apresentação da publicação Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez- Paço de Giela; Volume VII, no Paço de Giela.

 

Top