Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO’19 fecha 4ª edição com sucesso

FESTIVINHÃO’19 fecha 4ª edição com sucesso
image title
image title
image title
image title
image title
06 Junho 2019

Depois de três dias de FESTIVINHÃO’19 em Arcos de Valdevez, a 4ª edição deste evento fechou com um balanço positivo feito pela organização.

Este festival enoturistico arrancou na passada quinta-feira, dia 30 de maio, com a entrega de prémios do concurso SELEÇÃO FESTIVINHÃO’19, que aconteceu durante um jantar na Estação Vitivinícola Amândio Galhano da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Jantar este desenhado pelo formador Chef da EPRALIMA, Rúben Gregório, com o objetivo de realçar as características únicas dos vinhos vencedores do concurso.

Seguem-se os resultados do concurso:

 

FESTIVINHÃO’19 Grande Prémio

Vinho Verde da Casta Vinhão do Ano: Torre de Aguiã Vinhão Premium

Produtor: Simão Pedro de Aguiã

 

FESTIVINHÃO’19 Seleção do Ano

Vinho Verde Tinto do Ano: Torre de Aguiã Vinhão Premium

Produtor: Simão Pedro de Aguiã

 

Vinho Verde Branco do Ano: Quinta das Pereirinhas Alvarinho e Loureiro

Produtor: Quinta das Pereirinhas

 

Vinho Verde Branco Menção Honrosa: Adega Cooperativa de Ponte da Barca Branco Grande Escolha

Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez

 

Vinho Verde Rosado do Ano: Adega Cooperativa de Ponte da Barca Rosé

Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez

 

Espumante de Vinho Verde Tinto do Ano: Adega Cooperativa de Ponte da Barca Espumante Vinhão

Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez

 

Espumante de Vinho Verde Branco do Ano: Vinhas do Cruzeiro Espumante Loureiro Bruto 2017

Produtor: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento do Lima

 

FESTIVINHÃO’19 Vinhos de Arcos de Valdevez do Ano

 

Vinho de Arcos de Valdevez Tinto do Ano: Torre de Aguiã Vinhão Premium

Produtor: Simão Pedro de Aguiã

 

Vinho de Arcos de Valdevez Branco do Ano: Casa da Senra Loureiro

Produtor: Abrigueiros – Produções Agrícolas e Turismo, SA

 

Vinho de Arcos de Valdevez Rosado do Ano: Aguião Rosado

Produtor: Simão Pedro de Aguiã

 

Vinho de Arcos de Valdevez Espumante do Ano: Casa dos Borralhais Espumante Bruto

Produtor: Domingos Campos

 

Já na sexta-feira, dia 31 de maio, o arranque oficial desta 4ª edição aconteceu no Jardim dos Centenários, com a 2ª edição da Rainhas das Vindimas, que contou com a participação de nove representantes de freguesias do concelho de Arcos de Valdevez, sendo elas:

Tânia Gomes da freguesia de Oliveira; Beatriz Oliveira de Jolda Madalena; Vanessa Brito de Rio Cabrão; Sílvia Rodrigues da freguesia de Rio de Moinhos; Juliana Rodrigues de Padroso; Vanessa Fernandes de Padreiro Salvador e Sta Cristina; Tânia Gomes representante de Távora Sta Maria e S. Vicente; Ângela Santos de Cabana Maior e Jacinta Barros da freguesia de Sabadim

As participantes tiveram que desfilar em três trajes diferentes; traje tradicional, roupa prática e vestido de noite e foram avaliadas por um júri.

Juliana Rodrigues representante da freguesia de Padroso foi eleita a Rainha das Vindimas desta 2ª edição e terá a responsabilidade de representar o concelho de Arcos de Valdevez no concurso nacional.

Tânia Gomes da freguesia de Oliveira foi eleita a Primeira-Dama de Honor e ainda rainha Fotogenia, eleição da responsabilidade do fotógrafo oficial do evento, Eduardo Pimenta, do Foto Beleza.

Jacinta Barros da freguesia de Sabadim foi eleita Segunda-Dama de Honor e ainda Rainha Simpatia, eleição da responsabilidade das colegas de concurso.

No final do evento, as participantes destacavam o momento de diversão e o bom ambiente vivido entre todas as concorrentes da Rainha das Vindimas.

Para a organização, o evento foi um sucesso, com um espetáculo onde foi possível combinar o desfile, com música, poesia e dança e que contou com uma assistência de largas centenas de pessoas.

Segundo a organização do FESTIVINHÃO’19, nesta edição foi possível degustar, comprar e beber os melhores vinhos da Região dos Vinhos Verdes, acompanhados por petiscos e gastronomia tradicional na terra “Onde Portugal se Fez”. Um evento que conseguiu juntar vários momentos para toda a família, com muita música, animação e bons vinhos, com uma forte adesão de locais, turistas e visitantes.

As noites amenas foram também motivo para uma saída à rua para beber um bom Vinho Verde e isso notou-se na afluência de pessoas ao FESTIVINHÃO no sábado à noite. A música foi uma constante e no sábado à noite o grupo “Delta Blues Riders” surpreenderam o público presente com boa música o que proporcionou um ambiente ainda mais interessante. A noite ainda teve um prolongamento com animação de um DJ.

No domingo as provas comentadas dos vinhos presentes estiveram a cargo do Escanção, Artur Caldas, vice-presidente da Associação dos Escanções de Portugal e que marcaram a diferença, tendo motivado produtores e público a participar em duas séries: uma de espumantes e brancos; outra de rosados e tintos. Esta edição fechou com um concerto da dupla arcuense Milay Lagarto e Bernardo Antunes.

 O Jardim dos Centenários, entre a Igreja da Matriz e Centro Interpretativo do Barroco, tendo por fundo a Casa dos Conselheiros/Biblioteca Municipal, voltou a confirmar-se uma escolha acertada para a realização deste evento que contou com a presença de 15 produtores de vários locais, com elevada qualidade de produção, com artesanato e ainda com petiscos e gastronomia local sempre muito apreciada.

De assinalar ainda que este foi um “evento verde” onde não foi possível utilizar plásticos não recicláveis ou reutilizáveis o que ajudou a que o próprio espaço se mantivesse constantemente limpo, sem a acumulação de lixos nos caixotes, preservando a beleza da área onde se realizou o FESTIVINHÃO’19.

 

 

Top