Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conselho Local de Ação Social aprovou Contrato Local de Desenvolvimento Social

Reuniao clas2   copia 1 1024 2500
Reuniao clas    1 1024 2500
23 Maio 2019

 

Grande objetivo deste Plano é capacitar para criar melhores serviços e respostas adequadas às necessidades da população.

 

Reuniu no passado dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal, o Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, o qual, integra todos os parceiros da Rede Social de Arcos de Valdevez.

Da ordem de trabalhos fizeram parte a aprovação do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social e a Apresentação de proposta de criação do Comité Municipal do Voluntariado.

Naquilo que toca ao Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social, o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves informou os presentes de todo o processo que deu origem à elaboração do CLD 4G.

Este Plano de Ação incidirá no Eixo 2 Intervenção familiar, parental e preventiva da pobreza infantil e o Eixo 3 Promoção do Envelhecimento ativo e apoio à população idosa. Está desenhado para um período de duração entre 2019 e 2022, será executado pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e conta com um orçamento de 446 395,73€.

Este plano engloba diversas ações, nomeadamente o Serviço de Atendimento à Família: que visa aconselhar, orientar e mediar situações de crise e acompanhamento psicológico; Ciclos de Conversa com as famílias ao nível da gestão do orçamento familiar, da alimentação saudável através da elaboração de receitas saudáveis e económicas e ainda, ao nível da parentalidade positiva, (Coaching Parental, Inteligência emocional); Campos de Férias, dirigidos a crianças e jovens de agregados familiares com baixos rendimentos; Férias Inclusivas, a qual irá também proporcionar, nas pausas letivas, atividades lúdico recreativas, destinadas a crianças e jovens portadores de deficiência;

Relativamente à população sénior estão previstas ações como Ginástica Geriátrica: Séniores + Ativos; Turismo Sénior; TIC Sénior; Mais Mobilidade sénior; Bem-me-quer: a cuidar + de si, que irá procurar prestar serviços complementares aos utentes de serviço de apoio domiciliário no concelho; BricolaSénior, que visa criar um serviço de apoio ao idoso no seu domicílio, ao nível da realização de pequenas reparações; Apoio ao Cuidador Informal; Mais voluntariado; Animação Sociocultural Itinerante para idosos do concelho, com especial enfoque na população institucionalizada ou a usufruir de algum serviço de apoio social.

Já na apresentação de proposta de criação do Comité Municipal do Voluntariado, o Presidente da Câmara Municipal informou que o Município de Arcos de Valdevez integra, no âmbito do URBACT, uma rede internacional de Cidades de Voluntariado e que nesse contexto está a desenvolver um trabalho de promoção e gestão do voluntariado a nível local. Neste âmbito foi apresentada a proposta de criação do referido Comité Municipal de Voluntariado, seguindo o documento para todos os Comissários, onde constam as normas orientadoras do mesmo, nomeadamente, objetivos, composição, funcionamento e competências para que seja possível proceder-se à aprovação do mesmo e à eleição dos elementos constituintes do Comité Municipal de Voluntariado na próxima reunião do CLAS.

No final da reunião, João Manuel Esteves lembrou que o envolvimento de todos os parceiros que compõem o CLAS é essencial para que seja possível continuar a prosseguir com o apoio aos mais desfavorecidos e promover a inclusão e coesão social

Top