Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conselho Local de Ação Social aprovou Contrato Local de Desenvolvimento Social

Conselho Local de Ação Social aprovou Contrato Local de Desenvolvimento Social
image title
image title
23 Maio 2019

 

Grande objetivo deste Plano é capacitar para criar melhores serviços e respostas adequadas às necessidades da população.

 

Reuniu no passado dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal, o Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, o qual, integra todos os parceiros da Rede Social de Arcos de Valdevez.

Da ordem de trabalhos fizeram parte a aprovação do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social e a Apresentação de proposta de criação do Comité Municipal do Voluntariado.

Naquilo que toca ao Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social, o presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves informou os presentes de todo o processo que deu origem à elaboração do CLD 4G.

Este Plano de Ação incidirá no Eixo 2 Intervenção familiar, parental e preventiva da pobreza infantil e o Eixo 3 Promoção do Envelhecimento ativo e apoio à população idosa. Está desenhado para um período de duração entre 2019 e 2022, será executado pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e conta com um orçamento de 446 395,73€.

Este plano engloba diversas ações, nomeadamente o Serviço de Atendimento à Família: que visa aconselhar, orientar e mediar situações de crise e acompanhamento psicológico; Ciclos de Conversa com as famílias ao nível da gestão do orçamento familiar, da alimentação saudável através da elaboração de receitas saudáveis e económicas e ainda, ao nível da parentalidade positiva, (Coaching Parental, Inteligência emocional); Campos de Férias, dirigidos a crianças e jovens de agregados familiares com baixos rendimentos; Férias Inclusivas, a qual irá também proporcionar, nas pausas letivas, atividades lúdico recreativas, destinadas a crianças e jovens portadores de deficiência;

Relativamente à população sénior estão previstas ações como Ginástica Geriátrica: Séniores + Ativos; Turismo Sénior; TIC Sénior; Mais Mobilidade sénior; Bem-me-quer: a cuidar + de si, que irá procurar prestar serviços complementares aos utentes de serviço de apoio domiciliário no concelho; BricolaSénior, que visa criar um serviço de apoio ao idoso no seu domicílio, ao nível da realização de pequenas reparações; Apoio ao Cuidador Informal; Mais voluntariado; Animação Sociocultural Itinerante para idosos do concelho, com especial enfoque na população institucionalizada ou a usufruir de algum serviço de apoio social.

Já na apresentação de proposta de criação do Comité Municipal do Voluntariado, o Presidente da Câmara Municipal informou que o Município de Arcos de Valdevez integra, no âmbito do URBACT, uma rede internacional de Cidades de Voluntariado e que nesse contexto está a desenvolver um trabalho de promoção e gestão do voluntariado a nível local. Neste âmbito foi apresentada a proposta de criação do referido Comité Municipal de Voluntariado, seguindo o documento para todos os Comissários, onde constam as normas orientadoras do mesmo, nomeadamente, objetivos, composição, funcionamento e competências para que seja possível proceder-se à aprovação do mesmo e à eleição dos elementos constituintes do Comité Municipal de Voluntariado na próxima reunião do CLAS.

No final da reunião, João Manuel Esteves lembrou que o envolvimento de todos os parceiros que compõem o CLAS é essencial para que seja possível continuar a prosseguir com o apoio aos mais desfavorecidos e promover a inclusão e coesão social

Top