Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO ’19 com muita animação garantida

Festivinhao 2019 1 1024 2500
21 Maio 2019

 

 

Provas comentadas, curso de prova, caminhadas e muita música vão preencher o fim de semana de 31 de maio a 2 de junho

 

Está fechado o programa para a 4ª edição do FESTIVINHÃO, em Arcos de Valdevez.

O evento que vai acontecer pelo segundo ano consecutivo no Jardim dos Centenários, junto à Biblioteca Municipal, tem nesta edição um programa variado para toda a família e capaz de atrair visitantes de todas as idades.

O FESTIVINHÃO’19 começa no dia 31 de maio, com abertura às 18 horas. Por volta das 21h30 terá início a segunda edição da eleição da Rainha das Vindimas, que vai contar com várias participantes em representação de algumas das freguesias do concelho. Durante o espetáculo haverá vários momentos musicais com Milay Lagarto e Bernardo Antunes, Hourglass_Band, Showband, dança com a escola Dance Fuel e ainda um momento de poesia.

No sábado, dia 1 de junho, o festival abre portas às 11 horas e ao longo de todo o dia haverá muita animação de rua e também em palco, junto aos expositores. De destacar que durante a tarde, entre as 16 e as 17h30 vai decorrer na Casa das Artes (Biblioteca) um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos com inscrições abertas para aqueles que queiram aprender um pouco mais sobre o prazer de apreciar um vinho. Há ainda espaço para provas comentadas de vinhos, com produtos locais e harmonizações durante os dias do evento.

A noite começa por ser dedicada ao fado com Cláudia Pimenta, seguindo-se a atuação dos Delta Blues Riders, um grupo do Porto composto por quatro músicos e que exploram as sonoridades blues desde a origem até à atualidade, sendo considerados como alguns dos melhores músicos de blues em Portugal. Até à 1 hora haverá ainda muita animação com DJ.

Já no domingo, dia 2 de maio, a abertura mantem-se às 11 horas e a animação ao longo de todo dia também vai ser uma constante, com muita música e animação para as crianças, com modelagem de balões, magia e pinturas faciais, momentos que acontecem em todos os dias do evento para que as crianças também se divirtam neste espaço enquanto os pais degustam os bons vinhos verdes que estarão presentes neste festival enoturístico.

De entre as várias novidades deste ano, é de destacar a localização do Festivinhão, que volta a acontecer no Jardim dos Centenários, local privilegiado em Arcos de Valdevez e que graças ao sucesso do ano anterior permitiu à organização moldar o evento para este local e garantir a continuidade do sucesso e da satisfação dos expositores.

Segundo a organização a mudança do evento para o Jardim dos Centenários trouxe algo que os expositores pediam desde a primeira edição, ou seja, para ficarem todos no mesmo espaço, de forma a permitir uma melhor e maior interação entre todos os participantes no evento. “Com o sucesso do ano passado, queremos este ano consolidar esta escolha do local, num evento que tem momentos para toda a família e, além disso, este será um evento verde. Todos os expositores terão que usar materiais alternativos ao plástico e estes terão que ser reutilizáveis ou biodegradáveis. A imagem do espaço também será melhorada e há mais área disponível tendo em conta que as obras na Igreja do Espírito Santo já terminaram. Agora o público do FESTIVINHÃO pode ainda visitar o Centro Interpretativo do Barroco”, explica a organização.

O festival enoturístico deste ano assume-se ainda como um evento verde, com o recurso a material reciclado e reutilizável de forma a promover-se também a abolição do plástico em iniciativas que juntam largas centenas de pessoas, de forma a reduzir o impacto ambiental.

Sendo este um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a Casta Vinhão, à semelhança do que já tem acontecido em outras edições, a Seleção do FESTIVINHÃO Vinho do Ano volta a ter um lugar de destaque.

Em 2018 houve um crescimento de 11 por cento no número de produtores a participar no concurso e de 13 por cento no número de vinhos, comparativamente ao ano de 2017. Este ano espera-se um novo aumento tendo em conta até o próprio crescimento da região no setor dos vinhos.

 

 

Para mais informações basta consultar a página da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez em http://vinhos.arcosdevaldevez.pt/

 

Top