Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Feira Mostra – Ofertas Educativas - Feira das Profissões” realizada pelo segundo ano consecutivo

“Feira Mostra – Ofertas Educativas - Feira das Profissões” realizada pelo segundo ano consecutivo
image title
image title
image title
image title
image title
image title
14 Maio 2019

 

Alunos tiveram contacto com várias profissões de forma a escolherem o melhor caminho profissional a seguir

 

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Valdevez organizou, pelo segundo ano consecutivo, a “Feira Mostra – Ofertas Educativas - Feira das Profissões” no âmbito da Orientação para a Carreira, realizada para os alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV). Esta atividade decorreu em dois momentos e foi direcionada para os alunos finalistas de 9º e de 12º ano de escolaridade.

No dia 2 de maio estiveram presentes diversas entidades de ensino superior (um total de 13 entidades presentes (Universidades/Politécnicos: 5 públicas, 2 privadas e Outras Entidades: 4 - Exército, PSP, CENFIM, IEFP) para a atividade “Feira Mostra – Ofertas Educativas”, cujo objetivo foi dar a conhecer a todos os alunos finalistas de 12º ano do Agrupamento as ofertas educativas e formativas, após conclusão do ensino secundário.         

No dia 3 de maio organizou-se no novo Auditório a atividade intitulada de “Feira das Profissões”, onde estiveram presentes diversos profissionais convidados de diferentes áreas laborais (saúde, ensino, desporto, engenharia, artes, economia/administração, humanidades, forças militares/policiais e serviços – perfazendo um total de 42 convidados). Esta atividade é desenvolvida anualmente, com todas as turmas do 9º ano do AEV, tendo este ano letivo envolvido cerca de 220 alunos. O principal objetivo consiste em possibilitar e apoiar os alunos numa exploração e tomada de decisão mais consciente e fundamentada sobre questões de carreira.

Esta atividade proporcionou a oportunidade de trazer e recriar no contexto educativo, um espaço próximo à realidade profissional dos presentes permitindo, assim, que os alunos pudessem realizar uma exploração mais ativa e aprofundada de áreas de interesse, bem como, de outras que desconhecessem. 

Segundo o feedback recebido pela comunidade educativa e pelos próprios convidados presentes neste evento, este foi um momento de grande significado e importância na vida destes jovens alunos.

O Agrupamento agradece a colaboração de todos os envolvidos e parceiros, pois sem eles não seria possível concretizar esta atividade.

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esteve presente nesta iniciativa, que contou com o apoio financeiro e logístico da Autarquia, manifestando o seu apoio e interesse numa atividade que abre horizontes aos alunos do concelho e os ajuda a fazer escolhas em relação ao seu futuro profissional.

 

 

Top