Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município nas Comemorações do Dia da Europa

Município nas Comemorações do Dia da Europa
image title
image title
image title
10 Maio 2019

 

Esta quinta-feira o Município convidou alunos das escolas para participar no momento de hastear da Bandeira da União Europeia, nos Paços do Município, assinalando o Dia da Europa, dia 9 de Maio.

Neste momento, os mais jovens ouviram o Presidente da Câmara Municipal abordar temas sobre a formação da União Europeia, bem como sobre a proximidade entre os países que daí adveio, a qual gerou diminuição de distâncias e aumento das ligações e transações económicas entre si.

No dia da Europa festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Foi com grande empolgação e envolvimento que os alunos procederam ao hastear das bandeiras e se associaram a esta comemoração.

 

 

Top