Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Charutos dos Arcos, Rebuçados dos Arcos e Pão-de-ló de Soajo integram a lista dos 420 candidatos às 7 Maravilhas Doces de Portugal®

Rebucados 001 low   copia 1 1024 2500
Charutos 001 low   copia 1 1024 2500
Pao de lo soajo   copia 1 1024 2500
29 Abril 2019

 

Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal® já foram apurados os 420 candidatos e Arcos de Valdevez está presente com três nomeados!

 

 

Dentre os 4 doces candidatados por Arcos de Valdevez, os Charutos dos Arcos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo foram os doces típicos escolhidos para passar à próxima fase deste concurso.

Para o Município de Arcos de Valdevez, o principal objetivo desta candidatura foi valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, bem como reforçar a identidade e o sentimento de pertença da população a esta região, num certame que este ano tem exatamente nos produtos endógenos o seu ponto central, incentivando ao empreendedorismo local, sendo que a tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderante.

Depois de fixada a Lista de 21 doces por cada distrito ou região autónoma, o Painel de Especialistas irá fazer nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público. Estes 140 doces vão ser reveladas a 7 de maio e são votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal®.

Top