Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez aprova maior execução das contas dos últimos anos

Arcos de Valdevez aprova maior execução das contas dos últimos anos
26 Abril 2019

 

O Município de Arcos Valdevez fecha as contas de 2018 com a maior execução dos últimos anos, 24,5 milhões de euros. Num exercício marcado por ganhos de economia, eficiência e eficácia na gestão dos recursos disponíveis, na concretização de investimentos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, indispensáveis ao desenvolvimento sustentável de Arcos de Valdevez e bem-estar dos arcuenses.

Estes resultados são reconhecidos por vários estudos nacionais como a “Qualidade da Governação Local em Portugal”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde o Município integra o ranking dos 25 melhores entre os 308 Municípios Portugueses e o “Desempenho da Marca dos Municípios nas dimensões Viver, Visitar Negócios”, da Bloom Consulting Portugal City Brand, onde o Município progrediu em 2018, ocupando atualmente a 3ª posição nos Municípios da Região do Alto-Minho”.

As Grandes Opções do Plano assumiram, em 2018 um investimento global de 13,1 milhões de euros, representando o maior investimento nas funções sociais, com mais de 9 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com mais de 2,2 milhões de euros.

O ano 2018 ficou marcado pela conclusão e lançamento de projetos de investimentos de elevado relevo para o concelho e para os arcuenses, tais como a requalificação da EB 2,3+S, da Rua de S. Bento, do Mercado Municipal e espaços envolventes, da entrada da Sede do Concelho em Guilhadeses, da melhoria nas redes de estradas, abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos pelo concelho. Foi reabilitada a Igreja do Espírito Santo com a criação do Centro Interpretativo do Barroco, o Complexo das Piscinas Municipais e estão em curso as intervenções no Museu de Água ao Ar Livre e na Oficina de Criatividade Himalaia.

A Câmara lançou um conjunto de incentivos e benefícios fiscais para a reabilitação do edificado urbano e para a instalação e ampliação de empresas/atividades económicas. E ainda um conjunto de medidas de apoio social e bem-estar às famílias com menos recursos, à população idosa e ao jovem, nomeadamente através do apoio ao arrendamento.

Todo este investimento, é potenciado pelo Município e vários parceiros, através da atribuição de incentivos financeiros, da realização de vários eventos de cariz social, económico, cultural, desportivo e recreativo, indispensáveis à promoção e divulgação do concelho e das suas potencialidades

Esta dinâmica municipal tem como objetivo a criação de emprego, rendimento e o aumento da fixação, regresso e atração de pessoas para viver, trabalhar, investir e visitar Arcos de Valdevez.

A par da maior execução orçamental, a Autarquia reduziu a dívida em cerca de 1,7 milhões de euros, situando-se atualmente nos 4,9 milhões de euros. Reduziu a dívida a fornecedores e outros credores em mais de 750 mil euros. E terminou o ano, com o melhor Prazo Médio de Pagamentos a fornecedores dos últimos exercícios, de 20 dias.

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “Este resultado é fruto do empenho e trabalho levado a cabo pelo Municipio, Entidades, Associações e todos os arcuenses, tendo por objetivo continuarmos juntos a contribuir para a construção sustentável de Arcos de Valdevez onde Portugal se fez, faz e fará”.

 

Top