Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

FESTIVINHÃO’19 em Arcos de Valdevez com data marcada

FESTIVINHÃO’19 em Arcos de Valdevez com data marcada
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
12 Abril 2019

 

 

Edição deste ano transforma festival enoturístico em evento verde, amigo do ambiente, com mais novidades para uma melhor promoção dos vinhos

 

A edição do FESTIVINHÃO deste ano já tem data marcada para os dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, no Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez.

Este festival enoturístico já acontece desde 2016, mas é nesta segunda edição no Jardim dos Centenários que será o ano de consolidação do evento organizado pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez e pela Câmara de Arcos de Valdevez.

Segundo a organização a mudança do evento para o Jardim dos Centenários trouxe algo que os expositores pediam desde a primeira edição, ou seja, para ficarem todos no mesmo espaço, de forma a permitir uma melhor e maior interação entre todos os participantes no evento. “Com o sucesso do ano passado, queremos este ano consolidar esta escolha do local, num evento que tem momentos para toda a família e, além disso, será um evento verde. Todos os expositores terão que usar materiais alternativos ao plástico e estes terão que ser reutilizáveis ou biodegradáveis. A imagem do espaço também será melhorada e há mais área disponível tendo em conta que as obras na Igreja do Espírito Santo já terminaram. Agora o público do FESTIVINHÃO pode ainda visitar o Centro Interpretativo do Barroco”, explica a organização.

Sendo este um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a Casta Vinhão, à semelhança do que já tem acontecido em outras edições, a Seleção do FESTIVINHÃO Vinho do Ano volta a ter um lugar de destaque.

Em 2018 houve um crescimento de 11 por cento no número de produtores a participar no concurso e de 13 por cento no número de vinhos a concurso, comparativamente ao ano de 2017. Este ano espera-se um novo aumento tendo em conta até o próprio crescimento da região no setor dos vinhos.

A eleição do ‘FESTIVINHÃO’19 Vinho do Ano’ conta com um grande prémio para o Vinho Verde de casta Vinhão, e a seleção do ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Branco. Há ainda lugar para uma seleção dos vinhos de Arcos de Valdevez, nas mesmas categorias, com exceção dos espumantes, que têm uma categoria genérica.

O FESTIVINHÃO deste ano vai ser um festival para toda a família com a criação de áreas de lazer para miúdos e graúdos, mantendo os espaços de exposição, espaço para provas de vinho e apresentações, as tasquinhas de petiscos e ainda muita animação de rua e em palco. De destacar ainda o curso de iniciação à prova de vinhos e as visitas a adegas e quintas do concelho, atividades que vão agregar num fim de semana uma vasta oferta turística e cultural para todos os visitantes.

Com este evento Arcos de Valdevez quer continuar a afirmar-se como a terra do Vinhão. O Vinhão é rei neste festival, mas aqui há ainda espaço para destacar os brancos Loureiros e Alvarinhos, os rosados e os espumantes.

Para mais informações basta consultar a página da Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez e a página da Câmara Municipal, através do endereço www.cmav.pt .

Top