Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

ABRIL - mês da prevenção dos maus tratos na Infância

Abril2019 1 1024 2500
Abril2019 2 1 1024 2500
Abril2019 3 1 1024 2500
Abril2019 4 1 1024 2500
Abril2019 5 1 1024 2500
11 Abril 2019

 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (C.P.C.J.) de Arcos de Valdevez promove, com o apoio da Câmara Municipal, durante o mês de abril de 2019, ações de sensibilização, com vista a assinalar as comemorações do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

Assim sendo, ao longo do mês, aposta-se na prevenção de qualquer forma de violência exercida sobre as crianças e jovens, pretendendo que toda a comunidade implemente novas estratégias de prevenção/apoio.

Todos os anos são organizadas atividades através das quais se pretende envolver e consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, do fortalecimento das famílias e das próprias crianças no sentido de uma parentalidade positiva e do fundamental envolvimento comunitário.

De forma a chamar à atenção da comunidade foram colocadas mensagens em 4 locais da zona urbana, nomeadamente na entrada principal da Câmara Municipal, no Mercado Municipal, na Escola Básica e Secundária e no Campo de Jogos junto skate Park, alusivas à campanha.

Decorrerá também no dia 18 de manhã, a operação Azul, uma operação stop realizada com a colaboração da GNR de Arcos de Valdevez e protagonizada por crianças. Nesta operação serão entregues fitas para colocar nas antenas dos carros, bem como distribuídos panfletos informativos.

Durante este mês de Abril serão realizadas diversas ações de sensibilização. Contamos com o apoio de todos para sensibilizar para a prevenção de qualquer forma de violência exercida sobre as crianças e jovens.

De forma a manifestar todo o apoio e empenho nesta causa, este mês use um Laço Azul.

 

A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, nos EUA, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. Bonnie contou aos elementos da comunidade que se revelaram ‘curiosos’ sobre os maus-tratos a que a sua neta estava sujeita e os quais já tinham morto outro neto de forma brutal.

E porquê o azul, perguntaram???

Bonnie respondeu: Porque apesar de azul ser uma cor bonita, não quero esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos meus netos.

 

 

 

 

Top