Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

A vida da aldeia krahô no Brasil vem a Arcos de Valdevez no dia 19 de Março.

Chuva   copia 1 1024 2500
19 Março 2019

 

Filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos é apresentado pelos realizadores João Salaviza e Renée Nader Messora.

 

Apenas cinco dias depois da estreia nas salas, Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos chega à Casa das Artes de Arcos de Valdevez e a esta Vila minhota, numa iniciativa do Município de Arcos de Valdevez e da Apordoc- Associação pelo Documentário, em parceria com o Cineclube de Arcos de Valdevez. No dia 19 de março à tarde, em sessão para o público escolar, e às 22h, os realizadores João Salaviza e Renée Nader Messora apresentam o filme juntamente com um dos atores, Ropoxêt (Sergio Hobotxie Krahô) e Vitor Aratanha, que vive na aldeia e gravou o som direto do filme.

 

O filme conta a história de Ihjãc e Kôtô, um casal com um bebé, depois de o primeiro ser visitado pelo mecarõ (palavra dos krahô para “espírito” e “duplo”) do seu pai, que lhe pede que organize a festa de fim de luto para que ele possa ir para a Aldeia dos Mortos. Para fugir ao seu dever e à sua transformação em xamã, Ihjãc foge para a cidade de Itacajá, onde descobre a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Chuva é Cantoria é um filme de ficção mas, na relação complexa entre ficção e documentário, a vida quotidiana desta aldeia e as histórias que os protagonistas vivem aconteceram de facto, ainda que possam ter acontecido com outras pessoas.

 

O filme tem tido um considerável sucesso crítico, depois de ter conseguido o Prémio Especial do Júri na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes. João Salaviza ficou conhecido do grande público depois de ter conseguido a Palma de Ouro para curta-metragem do Festival de Cannes com Arena (2009) e o Urso de Ouro, também para curta, do Festival de Berlim com Rafa (2012).

 

Responsável pelo Doclisboa- Festival Internacional de Cinema, a Apordoc (Associação pelo Documentário) organiza anualmente em Arcos de Valdevez o Doc’s Kingdom- Seminário Internacional de Cinema Documental, cuja edição de 2019 tem lugar de 1 a 6 de Setembro.

 

Top