Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Apresentado novo Boletim Cultural Terra de Val de Vez

Apresentado novo Boletim Cultural Terra de Val de Vez
image title
image title
image title
image title
19 Dezembro 2018

 

O Grupo de Estudos do Património Arcuense editou recentemente, com o apoio do Município, mais um volume do Boletim Cultural Terra de Val de Vez.

Esta nova edição debruça-se sobre “Alguns dos caminhos velhos do Concelho de Arcos de Valdevez”; os “Primórdios do Jornalismo arcuense – Imprensa Regional e Local”; Um olhar sobre a Peneda à luz do mito de Adão e Eva” e os “Rituais Constitutivos da Romaria da Senhora da Peneda – contributos para o seu estudo”.

Segundo a direção do grupo, a edição deste ano, “inscreve valores patrimoniais geradores de fatores identitários das populações arcuenses”, levando os trabalhos científicos as memórias do passado ao leitor, projetadas nas vivências, mentalidades e conhecimentos do presente-futuro.

Esta edição “cumpre, uma vez mais, o propósito do Gepa – Grupo de Estudos do Património Arcuense – ao registar e divulgar o património material e imaterial arcuense tão significativo na compreensão de um passado, que ajuda a construir a sociedade do futuro”, pode ler-se na nota introdutória.

A apresentação deste volume ficou a cargo do Dr. Silva Ferreira, que fez uma breve resenha do trabalho publicado pelo GEPA nestes 38 anos de existência, nomeadamente 19 volumes constituídos por 170 artigos, credíveis e que servem para memória futura, podendo os mesmos usufruir de “cariz científico”, e explicou brevemente cada capítulo do livro.

O presidente da Câmara Municipal, João Esteves, louvou o trabalho produzido pelo GEPA desde os inícios dos anos 80 e que o mesmo “promove o conhecimento da História, do Património e das gentes de Arcos de Valdevez, o que contribui para fomentar o orgulho na nossa terra”.

 

Top